Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: Conheça o curso de Jornalismo da UFSC

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h44 - Publicado em 28 Maio 2014, 16h58

Gosta de escrever, contar histórias ou tem vontade de trabalhar com coisas novas todos os dias? Jornalismo pode ser a carreira certa para você. Um dos melhores lugares para fazer a graduação no Brasil é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso tirou cinco estrelas na avaliação feita pelo Guia de Profissões 2014 do GE. É oferecido no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. São oito semestres de duração, com 60 vagas por ano (30 por semestre).

– Saiba mais sobre a carreira de Jornalismo na Guia de Profissões do GE

A grade de disciplinas faz com que desde os primeiros semestres do curso o estudante tenha contato com a prática jornalística em disciplinas técnicas ministradas em laboratórios como Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo, Redação, Jornalismo Online e Infografia. Segundo Guilherme Longo, aluno do sexto semestre, a UFSC, assim como outras instituições públicas, também enfrenta problemas com falta de equipamentos, mas isso não impede a produção de programas de TV. “Estamos em situação melhor que algumas universidades, pois temos laboratórios de rádio e fotografia muito bem equipados, mas o laboratório de telejornalismo precisa de algumas melhorias”, conta.

Por outro lado, o corpo docente da instituição é um dos melhores do Brasil. “Temos professores muito bem capacitados e que estão entre os principais pesquisadores do país”, diz Guilherme. Além das aulas práticas, os estudantes têm aulas teóricas, com o objetivo de fundamentar a prática profissional. Alguns exemplos são Ética jornalística, Estética e Cultura de Massa, Teoria e Metodologia de Pesquisa em Comunicação, Comunicação Institucional, Assessoria de Imprensa, Políticas de Comunicação e Teoria da Comunicação e do Jornalismo.

Continua após a publicidade

– Conheça as outras instituições estreladas no Guia de Profissões GE 2014

Produção jornalística 

Guilherme Longo é bolsista do laboratório de radiojornalismo há mais de dois anos e diz gostar bastante de trabalhar no local. “Além de nos envolvermos diretamente na produção de alguns programas, como o Repórter UFSC, auxiliamos na produção dos programas das disciplinas e dos programas voluntários, feito por alunos que não estão em disciplinas regulares”, explica. A UFSC oferece bolsas para outros projetos de extensão. Na internet, os alunos produzem notícias para o site Cotidiano, que traz matérias sobre a UFSC e sobre ensino superior. O jornal-laboratório Zero é outra possibilidade de prática da atividade jornalística.

Continua após a publicidade
Telejornal TJ UFSC é exibido diariamente e produzido pelos alunos (Foto: divulgação/Facebook TJ UFSC)

Telejornal TJ UFSC é exibido diariamente (Foto: divulgação/Facebook TJ UFSC)

Para quem gosta de jornalismo televisivo, a instituição tem o TJ UFSC é o telejornal diário da universidade. Guilherme Longo conta que está ligado ao projeto desde a sua criação, em 2012. “Ajudei na produção de algumas matérias, mas basicamente ficava responsável pela produção da Agenda Cultural toda sexta. É um local muito bom para aprender as rotinas do telejornalismo”, garante Guilherme.

Além das bolsas para projetos de extensão, a UFSC também distribui auxílio financeiro a estudantes de baixa renda, como ajuda com moradia, aluguel, isenção do Restaurante Universitário, entre outros programas.

Continua após a publicidade

Vida de calouro

Wagner Roberto escolheu a profissão por influência familiar. Desde cedo via seu pai trabalhando como jornalista, o que o ajudou a entender a carreira e a tomar gosto pela área. Ele é de Florianópolis, então a UFSC foi uma escolha prática para ele. “Não tive esse choque de mudança de espaço, mas a mudança da escola pra faculdade é maravilhosa. Você acaba conhecendo pessoas mais comprometidas e interessadas nos mesmos assuntos”, conta ele sobre o dia a dia da faculdade. Sua colega, Juliana Fernandez, está dividindo apartamento com uma amiga, porque era de Joinville e teve que se mudar. “Por enquanto está sendo tranquilo morar longe da família”, revela a estudante.

A troca de cidades é sempre um desafio, mas os mais experientes ajudam os calouros na tarefa de se adaptar ao novo ambiente. “Os veteranos prepararam vários encontros antes e depois da matrícula, além é claro do trote, que foi uma das experiências mais legais que tive”, explica Juliana. Wagner concorda. “A nossa matrícula foi muito legal. Fomos pra um bar com o pessoal mais velho do curso depois e conseguimos conhecer bastante gente”, lembra.

Continua após a publicidade

Atividades extracurriculares 

Quem quer colocar o jornalismo em prática pode ir além dos laboratórios. A Comunica!, empresa júnior da UFSC, foi criada em 2010 para ajudar os estudantes a experimentarem a realidade do mercado de trabalho. “Estou começando a entender a dinâmica das empresas júnior, mas acho que é uma boa oportunidade pra quem quer ter experiências com algumas áreas de atuação”, explica Wagner Roberto, que também participa da Comunica!.

Gabriel Volinger, está no primeiro ano e entrou para a empresa júnior. Ele diz que vale a pena participar porque a atividade é um complemento à faculdade. “É um bom espaço para aprendermos muito sobre empreendedorismo, que é uma coisa que falta no profissional jornalista”, acredita Gabriel. Escolheu a carreira por ser uma área que não cai na rotina. “É um trabalho que a cada dia tem uma nova aventura e talvez seja esse o grande desafio de ser jornalista”, completa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Palavra de Estudante

Guilherme Longo: “A UFSC sempre foi a minha primeira opção. Quando eu decidi que queria fazer jornalismo comecei a pesquisar sobre os cursos no país e lia sobre a qualidade do curso. Sou do interior de São Paulo e me acostumei bem à cidade e às pessoas. Mas uma dica que pra mim é importante é: prepare-se que o custo de vida aqui não é dos mais baratos hahaha”

Juliana Fernandez: “Para as pessoas que querem estudar na UFSC, eu digo que apesar do esforço pra entrar vale muito a pena. A faculdade é ótima e abre muito a cabeça de quem entra. Estou amando estudar aqui. Passei em mais duas federais, mas a minha escolha foi aqui e não me arrependo em nenhum minuto. Eu me surpreendi muito com o curso em si, matérias que eu não achava que iria gostar, como trabalhar com a TV, estão me conquistando cada dia.”

Wagner Roberto: “Até agora estou achando a UFSC maravilhosa. Tem sido muito boa para o meu crescimento tanto estudantil quanto pessoal, pois a universidade vai muito além das aulas. Temos um mundo de coisas para conhecer aqui dentro. A minha dica pra quem quer estudar aqui é: Estude! Dá muito trabalho, principalmente no último ano do Ensino Médio, mas vale muito a pena depois que você entra.”

Gabriel Volinger: “Estou amando o curso. Percebo que a UFSC é uma universidade  que exige prática desde já, e cada prática me faz ficar mais apaixonado pelo Jornalismo. A universidade não se resume às aulas, e ela ainda te incentiva a participar mais do que isso. Por conta dessas avaliações, o curso ainda é privilegiado e contamos com equipamento de qualidade, diferentemente de outras federais”

Publicidade
Cinco estrelas: Conheça o curso de Jornalismo da UFSC
Cinco estrelas: Conheça o curso de Jornalismo da UFSC
Gosta de escrever, contar histórias ou tem vontade de trabalhar com coisas novas todos os dias? Jornalismo pode ser a carreira certa para você. Um dos melhores lugares para fazer a graduação no Brasil é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso tirou cinco estrelas na avaliação feita pelo Guia de Profissões 2014 do […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.