Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Conheça o curso de Fisioterapia da UFMG

Por Amanda Previdelli
Atualizado em 24 fev 2017, 16h07 - Publicado em 15 fev 2012, 17h25

Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões – tanto ortopédicas quanto cardiorrespiratórias ou de qualquer outra parte do corpo.

No Brasil, um dos cursos mais tradicionais de Fisioterapia é o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já tem mais de trinta anos e conta com cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Para falar um pouco mais sobre a carreira de fisioterapeuta e o curso na UFMG, o Por Dentro das Profissões conversou com o professor Marcelo Velloso, coordenador do curso de Fisioterapia na UFMG.

O curso oferece 75 vagas e é integral

Fisioterapia é um dos cursos mais concorridos da UFMG e os 75 alunos que passarem terão aulas de manhã e à noite. “Estamos passando por uma reforma no currículo e o aluno terá prática desde o primeiro período”, diz o professor Marcelo Velloso.

Nos primeiros semestres, essa prática consiste em conhecer a atuação de um professor ou veterano. Depois, o aluno passa a auxiliar em alguns procedimentos, praticar ações em conjunto e, então, passa pelo período de estágio obrigatório, que é oferecido pela própria faculdade.

“No novo currículo, o aluno passará por um tronco básico e depois vai poder se especializar. Ele via poder aproveitar que está em uma universidade e cursar matérias de outras áreas, como biotecnologia, por exemplo”, conta Velloso. Para conclusão do curso, além do estágio, também é necessária a apresentação de uma monografia.

Continua após a publicidade

Laboratórios e pesquisa

A UFMG é conhecida por sua excelência em pesquisa e muitos dos formandos acabam entrando nos cursos de especialização (existem cursos nas áreas de geriatria, medicina do esporte, ortopedia e cardiorrespiratório) ou no mestrado da universidade. Quem ainda está na graduação, porém, pode já se inserir nas pesquisas.

Os laboratórios da universidade não são poucos e o aluno terá a oportunidade de mexer com todos os aparelhos que são usados por fisioterapeutas. “Temos laboratórios mais práticos, com os aparelhos da profissão, e também laboratórios motores e de biologia”, explica o professor.

O aluno de Fisioterapia

Segundo o professor Marcelo, o aluno de fisioterapia tem de gostar da área de saúde e também de Exatas, como Física e Química. “Temos um pouco dessas matérias no currículo, sim, porque o fisioterapeuta mexe com eletroterapia, hidroterapia e biomecânica, por exemplo, e existem conceitos de Física e Química que precisam ser ensinados a ele”, justifica Velloso.

Além do interesse pelos estudos, o aluno também tem de estar disponível para o atendimento. O professor Marcelo é ainda mais específico: “essa pessoa tem de gostar de gente, tem de ter facilidade de relacionamento interpessoal”.

O curso, que já teve maioria de mulheres, hoje é mais equilibrado quanto aos gêneros. “E nós temos mais alunos jovens, mesmo. Mas não temos preconceito com quem escolheu essa carreira mais tarde”, brinca o professor.

Continua após a publicidade

Mercado de trabalho

O fisioterapeuta não é um médico, mas ele trabalha em conjunto com os médicos. “O médico faz o diagnóstico e o fisioterapeuta faz diagnóstico funcional, ele pega a doença que o médico diagnosticou, entende o que ela afetou nas funções básicas do paciente e cria um tratamento para melhorar a qualidade de vida dele”, explica o professor Marcelo.

O bacharel em Fisioterapia não prescreve remédios, mas prescreve tratamentos para reabilitação ortopédica, neurológica ou cardiorrespiratória. Ele pode também se preocupar com a prevenção de certas doenças e condições físicas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O mercado de trabalho é amplo para o aluno que procura o seu diferencial, segundo o professor Velloso. “Percebemos, também, que há uma absorção grande nas áreas hospitalares e clínicas”, diz. Nos últimos anos, porém, duas áreas têm tido grande crescimento para o fisioterapeuta: a estética e o atendimento domiciliar.

Confira também:

Nove fatos sobre o curso e a carreira de Nutrição

Os cinco melhores cursos de Musicoterapia no Brasil

Conheça seis profissões do futuro

Publicidade
Conheça o curso de Fisioterapia da UFMG
Conheça o curso de Fisioterapia da UFMG
Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões – tanto ortopédicas quanto cardiorrespiratórias ou de qualquer outra parte do corpo. No Brasil, um dos cursos mais tradicionais de Fisioterapia é o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já tem mais de trinta anos e conta […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.