Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Química ou Engenharia Química? Veja as diferenças entre os cursos

Por Lisandra Matias
Atualizado em 24 fev 2017, 15h03 - Publicado em 21 set 2016, 19h04

Você se interessa pela área de química e parecia tudo resolvido em relação ao curso que vai prestar. Mas eis que uma dúvida surge: “devo fazer Química ou Engenharia Química?” Saiba aqui as principais diferenças entre eles, segundo informações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), para escolher a graduação que mais combina com você.

(giphy.com)

Química

Vamos começar com a definição de Química: é a ciência que estuda a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias e dos materiais.

Com o curso de Química, você terá uma formação mais profunda na ciência Química, ou seja, entenderá o porquê das propriedades das substâncias (e suas misturas) e das transformações químicas.

Para dar conta disso, o currículo traz conteúdos básicos de matemática e física, mas se foca mesmo nos fundamentos da Química (que ocupa mais da metade da carga horária do curso), com disciplinas como química inorgânica, química orgânica, físico-química, bioquímica e química ambiental, entre outras.

Continua após a publicidade

Engenharia Química

Já o curso de Engenharia Química se concentra no processo industrial: nas operações que produzem transformações físicas, químicas e bioquímicas com o objetivo de obter produtos em escala industrial.

No currículo, ganham espaço disciplinas como processos químicos industriais e gestão. Matérias como matemática e física, por exemplo, continuam existindo, mas de forma aplicada (como Matemática e Computação; e Física Básica Aplicada).

Áreas de atuação

O engenheiro químico planeja, desenvolve e gerencia esses processos industriais – ele projeta, por exemplo, equipamentos e sistemas envolvidos nessas operações.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O químico, por sua vez, também pode trabalhar na indústria, mas em escala laboratorial (pequena escala), de produtos como combustíveis, plásticos, cosméticos, tintas etc. Outro campo que demanda muitos químicos é a educação, para dar aulas no Ensino Fundamental e no Médio (mas para lecionar é preciso fazer o curso de licenciatura em Química).

Ambos, químico e engenheiro químico, ainda podem atuar em empresas de consultoria, em órgãos de regulação ambiental e na pesquisa científica desenvolvida nas universidades, em institutos de pesquisa ou em empresas.

Vídeo: O que faz um químico?

Vídeo: Engenharia Química

 

Publicidade
Química ou Engenharia Química? Veja as diferenças entre os cursos
Química ou Engenharia Química? Veja as diferenças entre os cursos
Você se interessa pela área de química e parecia tudo resolvido em relação ao curso que vai prestar. Mas eis que uma dúvida surge: “devo fazer Química ou Engenharia Química?” Saiba aqui as principais diferenças entre eles, segundo informações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), para escolher a graduação que mais combina […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.