Guia do Estudante

Nova proposta de redação: formas de violência

Ana Prado | 08/05/2013

A proposta de redação desta semana foi tirada do vestibular 2010 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Leia os textos abaixo e siga as instruções.

 

Nesses últimos meses, estamos sendo bombardeados por uma avalanche de notícias sobre fatos de violência nas diversas partes do mundo. A violência já faz parte do nosso cotidiano, convivemos com ela, relativizando seus efeitos. Violência de todos os tipos, explícita e implícita, interpessoal e institucional, guerras internacionais e domésticas, balas perdidas, sem teto, sem terra e sem emprego… Violência de diversas faces, até oculta e anônima, mas que atinge sempre algo, ou melhor, alguém concretamente: a pessoa humana.

(NESSES ÚLTIMOS meses… Revista de Educação. Salvador: CEAP, n. 25, p. 5, jun. 1999. Editorial.)

Observe que o texto em destaque foi extraído de um editorial da Revista de Educação, publicada pelo CEAP, em junho de 1999. Reflita sobre a síntese apresentada, focalizando a violência no mais amplo sentido da palavra e, a partir disso, produza um texto argumentativo em que você discorra sobre, pelo menos, uma forma de violência contra a pessoa humana, quer aconteça de modo continuado, quer de modo ocasional, e as consequências dela decorrentes.

 

OBSERVAÇÕES:

1) Use a modalidade escrita padrão da língua portuguesa.

2) Apresente articulação entre os seus pontos de vista e fatos ou acontecimentos.

3) Defenda o seu ponto de vista e elabore proposta de solução do problema discutido.

4) Apresente, em sua Redação, juízos de valor, numa perspectiva de maior objetividade possível, com justificativas que deem credibilidade ao seu texto.

 

Você pode enviar seu texto até terça-feira, dia 14 de maio, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

No related posts.

Compartilhe

Comentários: 21 pessoas comentaram

Categoria: Proposta

Tags: ,

Comente!