logo-ge

Prazo para participar da lista de espera do Sisu termina hoje

Convocação dos candidatos para matrícula será feita pelas próprias instituições a partir do dia 26 de junho

Os candidatos não selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2°/2017 têm até esta segunda-feira (19) para declarar interesse em participar da lista de espera.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas será feita pela instituição a partir do dia 26 de junho. Assim, é importante que o interessado acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

Informações importantes:

Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato que for selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Números do Sisu

Segundo o MEC, 935.550 pessoas se inscreveram nesta edição do Sisu – 64.192 a mais que o registrado no mesmo período em 2016. Em relação às inscrições, foram 1.797.386 (contra 1.684.029 do segundo semestre do ano passado). Por modalidade como primeira opção de curso, foram 506.693 candidatos na ampla concorrência, 27.514 em ações afirmativas e 401.343 pela lei de cotas. Para esse processo seletivo, a novidade foi a inclusão de reservas às pessoas com deficiência, segundo a Lei nº 13.409, em vigor desde dezembro do ano passado.O estado do Rio de Janeiro ofereceu o maior número de vagas (12.363), mas Minas Gerais foi aquele com maior quantidade de inscritos (116.964). O curso de administração encabeça a lista de ofertas (1,7 mil), seguido de pedagogia (1,6 mil), matemática (1,5 mil), ciências biológicas (1,4 mil), direito (1,4 mil), engenharia elétrica (1,3 mil) e medicina (1,3 mil).