Guia do Estudante

Atualidades

Estados Unidos - resumo

06/02/2012 19h 48

História No fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chega ao continente, o território é habitado por indígenas. Entre os séculos XVI e XVII, os espanhóis exploram a Flórida e o Colorado, e os franceses se instalam no Mississippi.Os holandeses fundam a colônia Nova Amsterdã, tomada em 1664 pelos ingleses e rebatizada como Nova York.

Independência O regime de relativa autonomia das 13 colônias britânicas existentes muda entre 1764 e 1775, quando a Inglaterra aumenta taxas e limita as atividades econômicas. As colônias declaram guerra à metrópole em 1775. Em 4 de julho de 1776, é lida em Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, reconhecida pelos ingleses em 1783.

Potência mundial No final da II Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois blocos, o capitalista, liderado pelos EUA, e o comunista, liderado pela URSS, era o início da Guerra Fria, que durou de 1945 a 1991. No final da década de 1970, a URSS não conseguia mais acompanhar o desenvolvimento econômico do bloco capitalista, e entra em crise, enfraquecendo o bloco comunista. Em 1991, o símbolo da guerra Fria, o Muro de Berlim que dividia a Alemanha entre os dois regimes políticos, é derrubado, marco o fim da Guerra Fria e a definição dos EUA como superpotência mundial.

Crise econômica Em 2008, uma grande crise econômica abala a maior potência econômica e militar do mundo. A crise, considera a mais séria desde a Grande Depressão de 1929, provoca recessão no país. Embora os últimos dados de 2011 indiquem expansão de 3% na economia, no último trimestre, o desemprego continua elevado. A porcentagem de norte-americanos vivendo na pobreza alcança 15,1% em 2010, um total de 46,2 milhões de pessoas – o maior índice dos últimos 52 anos.

Política externa Em 2010, o presidente Barack Obama apresenta uma nova doutrina de segurança nacional, valorizando a busca de colaboração dos países aliados em favor dos interesses norte-americanos. A nova política, que se distancia daquela de George W. Bush, tem destaque para quatro pilares: o desarmamento nuclear, a promoção da paz e da segurança, e a preservação do planeta e a economia global.

Compartilhe