logo-ge

Acho muito cedo escolher uma carreira com apenas 17 anos, mas quero entrar na faculdade ano que vem. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos e este ano termino o Ensino Médio. Acho que ainda é muito cedo para uma escolha tão importante, mas como pretendo ingressar em uma universidade no próximo ano, tenho que escolher algo. Estou em dúvida entre três cursos: Arquitetura, Publicidade e Nutrição. Penso em Arquitetura e Publicidade porque sou muito criativa, acredito que me sairia bem e fazendo algo que gosto. Já Nutrição, pensei pelo fato de poder ajudar as pessoas, algo que me deixa feliz. Qual devo escolher?
Enviado por Bruna

É interessante, inicialmente, esclarecer a questão do momento da escolha. Não há um momento determinado em que alguém se torna pronto psicologicamente para realizar esta escolha. É o contexto social que indica quando e como as escolhas devem ser feitas. No Brasil, espera-se que ela ocorra ao final do ensino médio. Em outros países, o processo é mais longo e feito em etapas em que o jovem vai realizando escolhas de áreas mais abrangentes para as mais específicas. Note-se, porém, que mesmo assim ocorrem dificuldades para a escolha.

Dentre outros fatores, isso se deve pela condição do processo de escolha: ele sempre envolve risco, o que gera insegurança e alguma perda – pois nem todas as opções que atraem quem escolhe serão atendidas. Você deve refletir sobre este contexto. Quanto às profissões citadas, tome-as apenas como um ponto de partida. Considere que você pode ajudar as pessoas de diversas formas e a partir de várias profissões: Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Direito e Nutrição são apenas alguns exemplos. O mesmo ocorre quanto ao exercício da criatividade.

Organize-se e programe-se para investigar suas características pessoais mais detalhadamente, inclusive contando com a ajuda de amigos e familiares. Reflita sobre quais valores você gostaria de ver realizados em sua futura carreira. Pesquise todas as profissões e vá eliminando de sua lista aquelas que vão perdendo na disputa por seu interesse. Enfim, avalie também se é possível realizar tais tarefas e chegar, corajosamente, a uma definição até o final deste ano – não se esqueça de que os prazos de inscrição em processos de seleção das universidades determinam também quando a escolha deve estar definida.

Leia mais:
 – Humanas, Exatas ou Biológicas: qual área devo seguir?
– Será que Pedagogia é o curso certo para mim?