Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Artes Visuais: é mais vantajoso cursar bacharelado ou licenciatura?

Uma colega que pretende prestar Biologia me disse que, nessa área, é mais vantajoso cursar bacharelado e após o término adquirir a licenciatura, pois, segundo ela, o bacharel possui mais aulas práticas e está mais apto a trabalhar em laboratórios. Gostaria de saber se, na área de Artes Visuais, o profissional que faz licenciatura pode ou não exercer as mesmas funções que um bacharel exerce.

enviado por Bruna Vale

Os primeiros cursos em Artes Visuais datam da década de 70 do século passado e tinham como objetivo central a formação de educadores em Artes Cênicas, Desenho, Artes Plásticas e inclusive Música. Ao longo dos anos as mudanças realizadas diversificaram os objetivos de acordo com a instituição formadora. Nesse sentido, pesquise também a denominação Artes Plásticas.

O bacharelado propicia ao aluno o desenvolvimento de projetos pessoais em escultura, pintura, xilogravura ou em outra linguagem estudada durante o curso. Torna-se assim autônomo, vendendo suas obras diretamente ao cliente ou por agenciamento de marchands. Pode também trabalhar em órgãos públicos como museus ou em escritórios e galerias privadas.

Já o licenciado prepara-se para o ensino e desenvolvimento de alunos em cursos regulares (fundamental e médio) ou em cursos livres (conduzidos por entidades privadas).

Boa parte das duas habilitações é idêntica, o que permite complementar o bacharelado com a licenciatura. Esta opção é positiva, pois amplia o campo de atuação profissional.

É importante que você conheça o formato dos cursos das instituições de seu interesse pois há faculdades que oferecem apenas o bacharelado ou a licenciatura.

 

Compartilhe