Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual é a melhor profissão para quem gosta de conhecer diferentes culturas?

Olá, tenho 18 anos e ainda estou indeciso em relação a que curso prestar para o vestibular. Gosto muito de idiomas, viajar e pesquisar/aprender sobre a cultura de outros países. Sempre que posso, entro em sites de intercâmbio, por exemplo, e fico lendo sobre os locais de destino: sua culinária, economia, pontos turísticos, enfim... Tenho essa sede de conhecer outros lugares, sei que minha área é de Humanas e até já pensei em cursar Relações Internacionais, porém, tenho a imagem de que seja uma profissão mais diplomática, enfim... Gostaria de alguma dica sobre profissões em que eu colocasse em prática, digamos, esse meu "hobby".

enviado por Jonas Soldatti

Transformar um hobby em profissão por um lado é positivo, pois desdobra interesses já identificados, motivados; por outro é perigoso, uma vez que o exercício profissional exige disciplina, seguir rotinas, negociar remuneração, aspectos que muitas vezes frustram idealizações. Nesse sentido, é importante que você considere todos os aspectos que fazem parte do contexto profissional.

Algumas profissões podem se aproximar de seus interesses. O cientista social que dirige sua formação para a antropologia tem como objeto de estudo justamente a constituição e a estrutura das diferentes culturas e grupos sociais. O diplomata (formado pelo Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores) pode atuar mais diretamente ligado a transações comerciais, à cultura, às tratativas de segurança, à educação e as relações políticas de seu país com os outros.

O geógrafo pode focar sua atuação nos aspectos relacionados à geografia humana, em que estuda aspectos sociais, econômicos e políticos de grupos, sociedades e nações. O próprio profissional de Relações Internacionais pode dirigir sua atuação a aspectos mais culturais, desde que conquiste oportunidades para tal.

Toda carreira é uma construção; não basta apenas o diploma de graduação. Dirigir a carreira de acordo com seus interesses depende de fatores como oportunidades de mercado, estudos complementares durante a graduação, realização de projetos de iniciação científica e estágios no setor desejado, especializações após a graduação.

Continue e aprofunde sua pesquisa. A escolha do curso será apenas o primeiro passo, mas é também muito importante.

VEJA TAMBÉM

- Relações Internacionais é o curso que eu quero?

Compartilhe