Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Quero cursar Arquitetura, mas não sou boa de cálculos. A profissão exige muito matemática?

Gostaria muito de fazer Odontologia, mas não me dou bem com Química. Andei pesquisando e acabei me interessando por Arquitetura. Contudo, tenho muito medo da matemática. Qual a carga de cálculo nesse curso? E qual a renda de um arquiteto?

enviado por Karine Bahiense Almeida

A grade curricular do curso de Odontologia baseia-se em conhecimentos relacionados às ciências biológicas, com menor ênfase em química. Confira no site da Universidade de São Paulo mais sobre este curso.

 Já o curso de Arquitetura realmente tem uma carga elevada de disciplinas ligadas à matemática, posto que o arquiteto deve dominar conhecimentos a cálculos estruturais, por exemplo.

 A remuneração do arquiteto varia em função do tipo de trabalho que exerce: pode ter um escritório próprio, vendendo projetos diretamente a quem presta serviço, bem como realizando o gerenciamento da obra (nesse caso costuma cobrar uma comissão de cerca de 10 a 15% sobre todo os custos da obra). Mas pode também ser funcionário de uma empresa, recebendo salário fixo.

 Além disso, seus rendimentos também variarão em função da área de atuação (projeto arquitetônico, arquitetura de interiores, design de móveis ou objetos, paisagismo, etc). Um arquiteto de edificações, segundo o site Salariômetro”, nos últimos seis meses teve um salário de contratação médio de R$ 3.370.

Compartilhe