Guia do Estudante

GESTÃO FINANCEIRA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo atua no planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande portes, dos mais diferentes setores da economia. É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. De olho nas mudanças econômicas sofridas pelo país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Esse profissional pode trabalhar no departamento financeiro de empresas, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidora de valores mobiliários ou organizações de terceiro setor. Uma alternativa é abrir o próprio negócio, atuando como consultor financeiro para outras companhias.

Mercado de Trabalho

Fatores como a globalização e a forte concorrência e disputa por fontes de financiamento – que são cada vez mais escassas – exigem dos gestores habilidades específicas no gerenciamento das finanças de uma empresa. Isso aquece a procura por esse tecnólogo. “A crise econômica desencadeada em 2008 incentivou as empresas a abrir vagas na área, principalmente nas atividades de formação de custos, preços e mercados”, diz Deborah Orsi Murgel, coordenadora do curso da Fatec Guaratinguetá. O tecnólogo atua em diversos ramos de negócios e setores da economia, fazendo a análise de investimentos e a montagem de orçamentos. A procura é maior no Sudeste, principalmente em São Paulo. No Sul, a demanda é maior nas instituições financeiras. No Centro-Oeste, o profissional é requisitado por empresas do agronegócio, e no Paraná, Goiás e Minas Gerais, por montadoras de automóveis e indústrias de autopeças.

Salário inicial: R$ 1.200,00 (fonte: profa. Deborah Orsi Murgel, da Fatec Guaratinguetá).

As melhores escolas

Curso

Durante todo o curso, o aluno lida com disciplinas que envolvem cálculos. Ele estuda fundamentos das finanças, administração, contabilidade, estatística, matemática financeira, mercado de capitais, demonstrações financeiras, gestão de investimento e de custos, capital de giro e formação de preços. A grade curricular ainda contempla aulas de direito empresarial, ética, legislação tributária e comportamento organizacional. Atenção: a UniPaulista, em São Paulo (SP), oferece o curso de Gestão Fiscal e Tributária, que forma o profissional que vai fazer o planejamento fiscal e a gestão dos tributos da empresa.

Duração média: dois anos.

Outro nome: Gestão fiscal e Tributária.


Compartilhe