Guia do Estudante

GESTÃO FINANCEIRA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este tecnólogo trabalha com o planejamento financeiro de uma empresa, na organização, captação e na aplicação de recursos. É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Ele analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Pode trabalhar no departamento financeiro de empresas de todos os portes e ramos, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários ou organizações do terceiro setor. Pode, ainda, atuar como autônomo, prestando consultoria.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo atua em diversos ramos de negócios e setores da economia, fazendo a análise de investimentos e a montagem de orçamentos. Há oportunidades para ingressar na área financeira e contábil de pequenas e médias empresas, bem como institutos, instituições financeiras como bancos de varejo, sociedades de crédito, financiamento e investimento. A procura é maior no Sudeste, principalmente em São Paulo. No Sul, a demanda é maior nas instituições financeiras. No Centro-Oeste, o profissional é requisitado por empresas do agronegócio, e no Paraná, Goiás e Minas Gerais, por montadoras de automóveis e indústrias de autopeças.

As melhores escolas

5 estrelas

O GUIA DO ESTUDANTE não avalia cursos tecnológicos.

Curso

Existe grande variedade de cursos tecnológicos com ênfase em áreas as mais diversas, como segurança privada, empresarial ou patrimonial. Por isso, não deixe de checar a ênfase antes de escolher o seu. De maneira geral, a grade curricular inclui disciplinas na área de administração e contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos e direitos trabalhistas. As disciplinas de formação específca incluem prevenção de incêndios, primeiros socorros, investigação, criminalística, criminologia, gerenciamento de crises e estudos de casos. Muitas escolas exigem que os alunos façam um trabalho de conclusão de curso e prestem estágio no mercado no último semestre.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Gestão em Seg. Patrimonial e Privada; Seg. Privada.

Compartilhe