Guia do Estudante

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo em Gestão de recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Mercado de Trabalho

A complexidade da legislação trabalhista leva as indústrias a contratar profissionais especializados em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos. “Mas as empresas procuram profissionais que, além de RH, entendam do mundo dos negócios”, diz Rafael Marcus Chiuzi, coordenador do curso da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP). Grandes empresas e escritórios de consultoria são os principais empregadores, mas micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem as melhores chances. O interior paulista também tem boas oportunidades. E cresce a oferta de vagas no Nordeste.

Salário inicial: R$ 2.000,00 a R$ 2.300,00 para auxiliar, assistente ou analista junior (fonte: prof. Rafael Marcus Chiuzi, da Metodista).

As melhores escolas

Curso

O curso é geralmente formado por quatro módulos de capacitação específica, e, ao término de cada um, o aluno recebe um certificado de conclusão. São abordados temas como contabilidade, informática e relações trabalhistas.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de pessoas; Gestão de/em RH; RH.


Compartilhe