Guia do Estudante

MARKETING

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.  

Fique de olho

Chances na política e no esporte

Essas duas áreas de atuação estão especialmente aquecidas para o profissional de marketing. Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, aumenta a demanda das empresas por profissionais de marketing esportivo, que podem trabalhar em agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações. Já o marketing político ganha maior espaço com as mudanças na legislação eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa. O profissional pode atuar na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral.

Mercado de Trabalho

Empresas de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir profissionalmente em estratégias mercadológicas. Bacharéis e tecnólogos encontram campos de atuação muito semelhantes – exceto pelo fato de o bacharel ter uma formação mais aprofundada em planejamento e estratégia e poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. Atualmente, as áreas com a maior demanda de profissionais são varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional.

Salário inicial: de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 (fonte: prof. Rodrigo Tomasi, da Ulbra).

As melhores escolas

4 estrelas

BA Salvador Unifacs Comun. e Mkt.. SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi, USP.

3 estrelas

AM Manaus Uninorte-AM n/i; CE Fortaleza FFB n/i; ES Vila Velha UVV; PR Maringá Famma n/i; RJ Rio de Janeiro UniverCidade n/i; RS Caxias do Sul Facs. Ideau-Caxias do Sul.

Curso

Há oferta de cursos de bacharelado em grande parte do Brasil. Desde o começo do curso, mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing e ética profissional. A partir do terceiro ano, começam matérias mais peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto. Estudam-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços, de produtos e de comunicação. No último ano, deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Comun. e Mkt.

O que você pode fazer

Comunicação corporativa

Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).

Consultoria

Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento e inovação de produtos

Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.

Gerência de produto

Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.

Merchandising

Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa

Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento estratégico

Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

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