Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Que curso escolher: Publicidade ou Marketing?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h59 - Publicado em 25 fev 2013, 15h21

Gosto de coisas teóricas, de escrever, de idiomas e de poder viajar. Estou em dúvida entre Marketing ou Publicidade, tenho 24 anos. Qual das áreas tem um campo mais promissor? Qual é mais indicado pra mim?
Enviado por Emily

Envolver-se com reflexões teóricas, ter habilidade com textos e gostar de línguas e de viajar (no sentido de enriquecer suas experiências quanto ao contato com culturas diversas) podem abrir portas para inúmeras opções profissionais. São requisitos que estão presentes em muitas profissões no mundo atual, marcado pela globalização, pela necessidade de atualização constante e por competências ligadas à comunicação clara, precisa e expressiva.

– Saiba tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Veja como é a carreira de um profissional de Marketing

 

Tais qualidades podem contribuir muito para que você alcance seus objetivos em variadas profissões, mas não indicam nenhuma profissão especificamente. Por exemplo, ambas opções citadas podem contemplar seus interesses.

Para que a definição ocorra, é importante que você identifique o as diferenças entre as duas graduações. O curso de publicidade (ou propaganda, comunicação social com ênfase em publicidade, de acordo com a denominação que recebe de acordo com a faculdade que o oferece, entre outras) dirige-se ao estudo e ao desenvolvimento de estratégias de comunicação com clientes com consumidores em potencial de produtos e ideias, por meio de recursos visuais, de textos convincentes, apoiadas em recursos artísticos que possam impactar as pessoas quanto ao objeto que se pretende seja aceito. A área de marketing opera mais no âmbito dos negócios envolvidos na conquista do mercado consumidor, incluindo a análise do perfil do público alvo, por meio de pesquisas de mercado e de elaboração de estratégias de divulgação do produto.

De fato as formações se aproximam e é comum que os dois profissionais trabalhem em conjunto. Há inclusive faculdades que oferecem cursos que contemplam as duas áreas, por meio de composição curricular mais ampla. Por outro lado, é possível cursar a formação específica em uma área e buscar a complementação na outra em cursos de pós-graduação.
Verifique as opções de formação disponíveis pesquisando as grades curriculares das faculdades que oferecem os cursos. Procure conciliar seus interesses com tais grades e entreviste profissionais que já atuam neste mercado para maior clareza.

Leia mais:
– Marketing é a carreira certa para você?
– Será que Publicidade é mesmo a carreira certa para mim?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?

Continua após a publicidade
Publicidade