Guia do Estudante

ASTRONOMIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química.

Fique de Olho

AUMENTAM AS OPORTUNIDADES

O crescimento no número de pequenos planetários pelo país e a maior utilização de satélites de comunicação por empresas estão abrindo campo de trabalho para o astrônomo. Os cerca de mil profissionais em atuação no país representam um número insuficiente diante das chances que começam a crescer.

Mercado de Trabalho

Engana-se quem imagina que na graduação ficará todo o tempo de olhos grudados no telescópio. Os modernos instrumentos de observação são manipulados por computador, e boa parte dos dados é disponibilizada na internet. Física e matemática são a base teórica do curso. À medida que você avança na formação, pode dar ênfase à pesquisa, ao desenvolvimento de códigos numéricos, à área de instrumentação ou de divulgação científica. Você também pode dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área. Por muito tempo, apenas a UFRJ ofereceu o curso. As primeiras turmas da USP e da UFS concluíram o curso em 2014.

Duração média: 4 anos.

As melhores escolas

4 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ;

Curso

Engana-se quem imagina que na graduação ficará todo o tempo de olhos grudados no telescópio. Os modernos instrumentos de observação são manipulados por computador, e boa parte dos dados é disponibilizada na internet. Física e matemática são a base teórica do curso. À medida que você avança na formação, pode dar ênfase à pesquisa, ao desenvolvimento de códigos numéricos, à área de instrumentação ou de divulgação científica. Você também pode dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área.

Duração média: 4 anos.



O que você pode fazer

Divulgação

Montar exibições, dar palestras e coordenar visitas a planetários e museus, difundindo os conhecimentos astronômicos para o público leigo.

Ensino

Dar aulas de física, matemática ou astronomia no Ensino Médio.

Pesquisa

Trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, estudando a física e a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos, bem como sua composição química, origem e evolução.

Compartilhe