Guia do Estudante

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.

Fique de Olho

O aquecido mercado de TI

Entre 2009 e 2012, 16% das cerca de 350 mil vagas abertas eram para profissionais de nível superior da área de tecnologia da informação, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E a demanda deve crescer. Um estudo publicado em 2013 mostra que, até 2015, o país terá um déficit de mais de 117 mil profissionais dessa área.

Mercado de Trabalho

Em razão da necessidade das empresas de implementar programas de informatização para otimizar os negócios, esse tecnólogo encontra um mercado promissor. O profissional tem uma visão geral do setor de tecnologia da informação (TI), o que o habilita a trabalhar nas mais diversas especializações - do gerenciamento de bancos de dados e administração de redes ao desenvolvimento de sistemas. Segundo Roque Maitino Neto, coordenador do curso da Faculdade Anhanguera de Bauru, as instituições de ensino não conseguem formar mão de obra capacitada em quantidade suficiente para suprir a enorme demanda do setor de TI. "A carência é generalizada, mas o desenvolvimento de aplicativos para a telefonia celular, particularmente smartphones, e para TV digital, bem como a segurança on-line são as três áreas críticas", diz o professor. A maior procura pelo profissional ocorre no Sul e Sudeste.

Salário inicial: R$ 2.300,00 (fonte: prof. Roque Maitino Neto, da Fac. Anhanguera de Bauru);

As melhores escolas

Curso

Há no Brasil cerca de 140 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação. A maioria habilita o aluno na criação, implementação e administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux também é matéria de vários programas de gestão.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de/em sist. de inf.; TI;



Compartilhe