Guia do Estudante

FILOSOFIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Faz reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, tempo e verdade. Desenvolve pesquisas, e presta consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais. Também está habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas.

Mercado de Trabalho

A obrigatoriedade da disciplina no ensino médio, em todas as escolas particulares e públicas, ajudou a expandir o mercado para o licenciado em Filosofa em todo o país. E ainda há demanda dessa mão de obra nas regiões Norte e Nordeste do país. Para os bacharéis, a docência em universidades ainda é um caminho natural. Mas o campo de atuação se amplia. Com domínio de línguas estrangeiras, por exemplo, o bacharel em Filosofa pode concorrer a bolsas de pesquisa em universidades ou trabalhar no ramo de tradução de obras clássicas. A formação em Filosofa pode ser o diferencial competitivo em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista. Graduados em Filosofa são requisitados para atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética - que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas. Os bacharéis também encontram trabalho em instituições culturais do governo ou naquelas mantidas por ONGs e pela iniciativa privada.

As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB. MG Belo Horizonte UFMG. RS Porto Alegre PUCRS. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. São Paulo PUC-SP, USP.

4 estrelas

CE Fortaleza UFC. GO Goiânia UFG. MG Belo Horizonte Faje. Ouro Preto Ufop. Uberlândia UFU. PA Belém UFPA. PR Curitiba UFPR. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro PUC-Rio, Uerj, UFRJ. RS Caxias do Sul UCS. Passo Fundo UPF. Pelotas UFPel. Porto alegre UFRGS. São Leopoldo Unisinos. SP Guarulhos Unifesp. Marília Unesp. São Carlos UFSCar. São Paulo USJT.

3 estrelas

BA Barreiras FJC n/i. Salvador UCSal, UFBA. CE Fortaleza Uece. Quixadá FCRS. Sobral UVA-CE. ES Vitória Ufes. MG Belo Horizonte PUC Minas Filos. (form. presbiteral); Filosofa. Juiz de Fora UFJF. Pouso Alegre Facapa. São João del Rei UFSJ. Uberlândia Fac. Católica de Uberlândia $$. MT Cuiabá UFMT. PB João Pessoa UFPB. PE Recife UFPE, Unicap. PR Curitiba Favi-PR. RJ Petrópolis UCP-RJ. Rio de Janeiro FSBRJ. RN Natal UFRN. RS Passo Fundo Ifbe. Pelotas UCPel. Porto Alegre Fac. IDC. SP Taubaté Fac. Dehoniana.

Curso

Prepare-se para ler e escrever muitas dissertações e monografas, além de participar de seminários e palestras. É preciso mergulhar de cabeça em obras de mestres como Platão, Kant e Hegel. No primeiro ano, o currículo é fundamentado em matérias básicas, nas quais você estuda introdução à filosofa e filosofia geral. No decorrer do curso, entram as disciplinas temáticas, como história da filosofia, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da ciência e da linguagem e filosofia política. No caso das licenciaturas, o currículo ainda possui disciplinas pedagógicas. É exigido trabalho de conclusão.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Crítica

Analisar obras artísticas, escrevendo artigos. Analisar a sociedade em questões éticas e políticas.

Ensino

Lecionar em escolas de ensino médio, com licenciatura. Para o ensino superior, é preciso ter pós-graduação.

Pesquisa

Desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros.

Compartilhe