Guia do Estudante

EVENTOS

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo planeja, desenvolve e organiza eventos e projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes. Define o orçamento e faz contato com possíveis patrocinadores para viabilizar recursos para a realização de espetáculos. Em uma empresa, cuida do planejamento anual de eventos culturais. O profissional também pode atuar em entidades como hotéis, clubes, centros culturais, hospitais, ONGs, escolas, secretarias da Educação e museus.

Mercado de Trabalho

O profissional é contratado por agências produtoras de eventos, marketing promocional e comunicação para atuar na organização e coordenação de eventos, como congressos, feiras e exposições. "Empresas têm buscado profissionais da área de eventos para promover ações que as aproximem de seu público", explica Lourdes Xavier, coordenadora do curso da UniABC. As melhores oportunidades estão, naturalmente, no eixo Rio-São Paulo, nos polos industriais e empresariais. A capital paulista, em particular, é campeã brasileira na realização de espetáculos, congressos e feiras.

Salário inicial: R$ 755,00 por evento (fonte: Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo).

As melhores escolas

Curso

Disciplinas como psicologia aplicada ao lazer, fundamentos da sociologia aplicada ao desenvolvimento social e lazer esportivo misturam-se com matérias de cunho mais geral, como idiomas, língua portuguesa, informática e redação. As aulas práticas incluem organização de eventos, recreação, marketing e divulgação em produção cultural.

Duração média: dois anos e meio.

Outros nomes: Gestão de/em eventos; prod. Cult.



Compartilhe