Guia do Estudante

EVENTOS

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O Tecnólogo em Eventos planeja, desenvolve e organiza eventos e projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes. Define o orçamento e faz contato com possíveis patrocinadores para viabilizar recursos para a realização de espetáculos. Em uma empresa, cuida do planejamento anual de eventos culturais. Pode atuar em hotéis, clubes, centros culturais, ONGs, secretarias da Educação e museus.

Mercado de Trabalho

O setor de eventos promocionais tem crescimento médio anual da ordem de 8%, segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro). E o orçamento para eventos corporativos cresceu em 12% entre 2012 e 2013, de acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Alatur e Meeting Professional internacional. "No entanto, é cada vez maior a necessidade de profissionais bem-preparados e com boa formação para dar conta desse crescimento", diz Sandra Maia, coordenadora do curso de Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac. O profissional é contratado por agências produtoras de eventos, marketing promocional e comunicação para atuar na organização e coordenação de congressos, feiras e exposições. As melhores oportunidades estão, naturalmente, no eixo Rio-São Paulo, nos polos industriais e empresariais. A capital paulista, em particular, é campeã brasileira na realização de espetáculos, congressos e feiras.

As melhores escolas

Curso

Disciplinas como psicologia aplicada ao lazer, fundamentos da sociologia aplicada ao desenvolvimento social e lazer esportivo misturam-se com matérias de cunho mais geral, como idiomas, língua portuguesa, informática e redação. As aulas práticas incluem organização de eventos, recreação, marketing e divulgação em produção cultural.

Duração média:
2,5 anos.

Outros nomes: gestão de eventos; org. e promoção de eventos soc. e Desp.; prod. Cult.

Compartilhe