logo-ge

Produção Cultural

O produtor cultural planeja, elabora e executa projetos e produtos culturais, seguindo critérios artísticos, sociais e econômicos

O produtor cultural produz espetáculos, mostras, festivais e até programas de TV. Ele planeja, elabora e executa esses projetos, seguindo critérios artísticos, sociais e econômicos.

Pode trabalhar com teatro, música, dança, circo, artes plásticas e qualquer outra manifestação artística. Ocupa-se de todas as etapas da produção, da captação de recursos financeiros à execução final, passando pela elaboração do orçamento e do cronograma do projeto. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas que possuam atividades voltadas ao setor cultural. Tem, ainda, a possibilidade de atuar no gerenciamento de órgãos públicos e instituições, na elaboração de políticas para o setor artístico e cultural. Em grandes corporações privadas, analisa as propostas de patrocínio.

É possível ingressar na carreira com um curso tecnológico.

 

Veja também

O que você pode fazer

Eventos corporativos Organizar congressos, eventos de incentivo a funcionários ou parceiros comerciais e encontros de formação profissional.

Marketing cultural Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais.

Política cultural Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus, centros culturais e instituições do gênero. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma determinada região.

Produção executiva Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, flmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio.

Mercado de Trabalho

A produção de eventos corporativos é um mercado fértil para os bacharéis, que disputam espaço com os tecnólogos em Eventos. Também há procura por produtores culturais em empresas que organizam festivais, mostras e shows, além de museus, centros culturais, bibliotecas e arquivos, onde fazem a gestão desses espaços.

Por causa da lei federal que define cotas de conteúdo nacional nos canais por assinatura, existem perspectivas na área de produção audiovisual, em que o graduado atua na produção de curtas, longas e séries (para TV ou internet). Nesse caso, enfrenta a concorrência dos graduados em cinema, rádio e TV.

Há ainda espaço para quem quer empreender e desenvolver projetos culturais próprios. Secretarias da Cultura, municipais e estaduais, e fundações oferecem vagas em equipes que elaboram políticas culturais.

As maiores metrópoles abrigam os principais empregadores, principalmente Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Esta última é campeã brasileira na realização de eventos.

Curso

Capacita profissionais para criar projetos de valorização da diversidade sociocultural. O currículo combina fundamentos da arte com disciplinas sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Você vê também filosofa, sociologia, psicologia, estratégias de marketing e redação de projetos culturais. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão e realização de estágios.

Atenção: IFRN, Faal (SP), Faap (SP) e FMU (SP) têm cursos de Produção Cultural. Mas, ao contrário dos demais chamados Produção Cultural, eles são tecnológicos (veja em Eventos) e não bacharelados.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (prod. em comun. e cult.); Prod. e Polít. Cult.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado