Guia do Estudante

PRODUÇÃO CULTURAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Também é esse bacharel que delineia a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

Mercado de Trabalho

Boas oportunidades em produtoras de vídeo e de música e em empresas que organiza festivais, mostras e shows. Secretarias da Cultura, municipais e estaduais, e fundações também costumam oferecer vagas em equipes que têm como função elaborar políticas culturais. Há boas perspectivas, ainda, no segmento de produção audiovisual. "Isso, graças, principalmente, à lei que impôs cotas de conteúdo nacional nos canais por assinatura", diz Ivair Junior Reinaldim, coordenador do bacharelado em Artes Visuais com ênfase em Produção e Política Cultural da Univ. Candido Mendes. Os maiores centros urbanos concentram os principais empregadores, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 (fonte: prof. Ivair Junior Reinaldim, da Univ. Candido Mendes).

As melhores escolas

5 estrelas

BA Salvador UFBA Comun. Soc. (prod. em comun. e cult.).

4 estrelas

RJ Niterói UFF.

3 estrelas

RJ Rio das Ostras UFF, Rio de Janeiro Universidade Candido Mendes Artes (prod. e polít. cult.).

Curso

O curso dá ao aluno a capacidade de desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural. Para isso, o currículo combina temas que abordam os fundamentos da arte com matérias sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Além de filosofa, sociologia e psicologia, você tem orientação sobre legislação, marketing e redação de projetos culturais.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Artes (prod. e polít. cult.); Comun. soc. (prod. em comun. e cult.); prod. e polít. Cult.


O que você pode fazer

Marketing cultural

Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais.

Política cultural

Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus, centros culturais e instituições do gênero. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma determinada região.

Produção executiva

Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de tV e rádio.

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