Guia do Estudante

PRODUÇÃO CULTURAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O produtor cultural planeja, elabora e executa projetos e produtos culturais, seguindo critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. Este profissional cria e organiza espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Pode se ocupar de todas as etapas da produção, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas com atividades voltadas para a área cultural. delineia políticas de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio. Tem, ainda, a possibilidade de atuar no gerenciamento de órgãos públicos e instituições, na elaboração de políticas para a arte e a cultura.

Mercado de Trabalho

Boas oportunidades em produtoras de vídeo e de música e em empresas que organizam festivais, mostras e shows. secretarias da Cultura, municipais e estaduais, e fundações também costumam oferecer vagas em equipes que têm como função elaborar políticas culturais. Há boas perspectivas, ainda, em museus, centros culturais, bibliotecas e arquivos, que demandam profissionais para ajudar a gerir esses espaços, e no segmento de produção audiovisual, por causa da lei que determina cotas de conteúdo nacional nos canais por assinatura. Além disso, eventos de porte global ocorridos no país nos últimos anos têm demandado esse tipo de capacitação. "Apesar de ser um evento esportivo, as olimpíadas de 2016 têm carga e demanda artística e vão carecer desse tipo de organização e devem absorver mão de obra nacional", diz Gabriel Chati, coordenador do curso de produção e política cultural da unipampa. Os maiores centros urbanos concentram os principais empregadores, principalmente rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

As melhores escolas

5 estrelas

BA Salvador UFBA Comun. Soc. (prod. em comun. e cult.).

4 estrelas

RJ Niterói UFF. Rio das ostras UFF.

3 estrelas

RJ Rio de Janeiro Universidade Candido Mendes Ciên. Soc. (prod. e polít. cult.).

Curso

O curso dá ao aluno a capacidade de desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural. Para isso, o currículo combina temas que abordam os fundamentos da arte com matérias sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Além de filosofia, sociologia e psicologia, você tem orientação sobre legislação, marketing e redação de projetos culturais.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes:
Ciên. soc. (prod. e polít. cult.); Comun. soc. (prod. em comun. e cult.); prod. e polít. Cult.

O que você pode fazer

Marketing cultural

Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais.

Política cultural

Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus, centros culturais e instituições do gênero. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma determinada região.

Produção executiva

Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio.

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