Guia do Estudante

PRODUÇÃO EDITORIAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional formado em Produção Editorial trabalha nas diversas etapas de edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas. Este bacharel coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos e websites. É ele quem seleciona os temas e os títulos que serão publicados e define com o autor e a equipe de editores o conteúdo e o formato da obra, bem como estabelece o cronograma de trabalho. Ocupa-se também dos aspectos físicos do produto editorial: nos impressos, determina o tipo e o tamanho das letras, escolhe o tipo e a gramatura do papel, define a paginação do texto e as fotos ou ilustrações ao longo das páginas. Define, também, as características da capa, levando em conta o perfil do público-alvo. O produtor editorial também se envolve com aspectos relacionados mais diretamente ao processo de produção e ao negócio: estabelece a tiragem de uma publicação, sua periodicidade, época de lançamento e sistema de distribuição, controla prazos e orçamentos. Em marketing, o profissional cuida do lançamento de publicações e cria produtos de acordo com as tendências do mercado, os interesses da editora e os aspectos comerciais e de custo.

Mercado de Trabalho

O segmento editorial brasileiro passa por grandes transformações com o lançamento e a disseminação dos livros digitais. Isso indica boas perspectivas para o profissional graduado em Produção Editorial. As novas tecnologias, com aparelhos audiovisuais e digitais, como audiobooks e e-books, bem como o desenvolvimento de conteúdos para smartphones e tablets, abrem boas oportunidades para o profissional. Especialista na edição de textos e imagens, o produtor editorial deve ter um bom conhecimento de ambientes digitais, saber editar conteúdos para sites e dominar técnicas de software. As editoras ainda são as maiores e mais tradicionais empregadoras deste produtor, que é contratado, no geral, para elaborar e coordenar projetos de livros. Há boas oportunidades em empresas que comercializam livros encomendados pelo governo, como os didáticos, ou indicados e adotados por instituições religiosas, científicas e técnicas, que, por isso, são vendidos em massa. A maioria das oportunidades de trabalho concentra-se nos estados da Região Sudeste, a mais populosa, particularmente no eixo Rio-São Paulo, onde está instalada a maior parte das empresas de comunicação e editoras existentes no país.

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP Comun. Soc. (edit.).

4 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ Comun. Soc. (prod. editorial). SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi Prod. Editorial e Multimeios $$$$.

3 estrelas

SP São Paulo Facs. Int. Rio Branco Comun. Soc. (edit.) $$$$. ___________________________________________________________ *CPC (MEC) | ① ② ③ ④ ⑤ **MENSALIDADE | ($) até R$ 400,00 ($$) de R$ 400,01 a R$ 700,00 ($$$) de R$ 700,01 a R$ 1.000,00 ($$$$) de R$ 1.000,01 a R$ 1.500,00 ($$$$$) acima de R$ 1.500,01 (n/i) valor não informado | ausência de mensalidade: curso gratuito

Curso

Nos dois primeiros anos do curso, o aluno tem aulas de disciplinas básicas, como filosofia, sociologia e teoria da comunicação. As matérias profissionalizantes, como redação, produção editorial impressa (livros e revistas), eletrônica (produtos audiovisuais) e digital (construção de sites), são lecionadas a partir do terceiro ano. O estágio supervisionado é obrigatório no último ano. Em algumas universidades, este curso é oferecido como habilitação de Comunicação Social.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (edit.); Comun. Soc. (prod. editorial).

O que você pode fazer

Arte

Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografias pelas páginas.

Edição e seleção

Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.

Marketing

Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.

Produção

Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.

Revisão

Eliminar erros de informação e de grafia de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.

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