Guia do Estudante

PRODUÇÃO EDITORIAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O produtor editorial trabalha nas diversas etapas de edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas. Este bacharel coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos e websites. É ele quem seleciona os temas e títulos que serão publicados e define com o autor e a equipe de editores o conteúdo e o formato da obra, bem como o cronograma de trabalho. Ocupa-se também dos aspectos físicos do produto editorial: nos impressos, determina o tipo e o tamanho das letras, escolhe o tipo e a gramatura do papel, define a paginação do texto e as fotos ou ilustrações ao longo das páginas. Define, também, as características da capa, levando em conta o perfil do público-alvo. O produtor editorial também se envolve com aspectos relacionados mais diretamente ao processo de produção e ao negócio: estabelece a tiragem de uma publicação, sua periodicidade, época de lançamento e sistema de distribuição, controla prazos e orçamentos. Em marketing, o profissional cuida do lançamento de publicações e cria produtos de acordo com as tendências do mercado, os interesses da editora e os aspectos comerciais e de custo.

Fique de Olho

EMPREENDEDORISMO E CROWDFUNDING

Já disseminada em áreas como cinema e música, as plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo) chegam aos livros, mostrando que há espaço para empreendedorismo no mercado editorial nacional. Plataformas como a Bookstart e a Bookstorming funcionam da seguinte maneira: um autor propõe sua campanha e, se a contribuição de leitores atingir a meta, o projeto é financiado.

Mercado de Trabalho

De acordo com um levantamento do Instituto Data Popular, o mercado editorial brasileiro deve movimentar mais de R$ 14 bilhões em 2014, o que representa um crescimento de cerca de 10% em relação ao ano anterior. Isso indica boas perspectivas para o profissional. As novas tecnologias, com aparelhos audiovisuais e digitais, como audiobooks e e-books, bem como o desenvolvimento de conteúdos para celular e tablets, abrem boas oportunidades para o profissional. Especialista na edição de textos e imagens, o produtor editorial deve conhecer ambientes digitais, saber editar conteúdos para sites e dominar técnicas de software. As editoras ainda são as maiores e mais tradicionais empregadoras deste produtor, que é contratado, no geral, para elaborar e coordenar projetos de livros. Há boas oportunidades em empresas que comercializam livros encomendados pelo governo, como os didáticos, ou indicados e adotados por instituições religiosas, científicas e técnicas, que, por isso, são vendidos em massa. A maioria das oportunidades de trabalho concentra-se na Região Sudeste, a mais populosa, particularmente no eixo Rio-São Paulo, onde está instalada a maior parte das empresas de comunicação e editoras existentes no país.

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP Comun. Soc. (edit.).

4 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ Comun. Soc. (prod. editorial). SP São Paulo Facs. Int. Rio Branco Comun. Soc. (edit.) Universidade Anhembi Morumbi Prod. Editorial e Multimeios.

Curso

Nos dois primeiros anos, o aluno tem aulas de disciplinas básicas, como filosofia, sociologia e teoria da comunicação. As matérias profissionalizantes, como redação, produção editorial impressa (livros e revistas), eletrônica (produtos audiovisuais) e digital (construção de sites), entram a partir do terceiro ano. O estágio é obrigatório no último ano. Em algumas universidades, este curso é oferecido como habilitação de Comunicação Social.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes:
Comun. soc. (edit.); Comun. soc. (prod. editorial); prod. editorial e Multimeios.

O que você pode fazer

Arte

Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografas pelas páginas.

Edição e seleção

Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.

Marketing

Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.

Produção

Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.

Revisão

Eliminar erros de informação e de grafa de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.

Compartilhe