Guia do Estudante

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O produtor fonográfico domina as tecnologias de gravação e produção de discos e CDs. Envolve-se em todas as etapas da concepção de um trabalho fonográfico, da produção à divulgação e à distribuição do produto. Opera estúdios de áudio, melhora a qualidade do som e edita obras musicais. Cria trilhas para festas, filmes, desfiles, comerciais de rádio e TV e websites. Atua em produtoras independentes, gravadoras e estúdios de gravação e sonorização.

Mercado de Trabalho

Diante dos avanços tecnológicos, o produtor fonográfico encontra um mercado amplo. Ele pode trabalhar em várias frentes, por isso deve estar atualizado e atento às novas discussões do mercado e parcerias com outros profissionais. "O mercado de games, por exemplo, aumenta a demanda pelo produtor fonográfico para trabalhar com o engenheiro da computação", diz Fernando Gonçalves Dutra da Silveira Filho, coordenador do curso Superior de Tecnologia em produção Fonográfica da UCPel. Além de vinhetas comerciais, ele pode atuar, ainda, na produção de efeitos sonoros para teatro, cinema, emissoras de rádio e espetáculos ao vivo, fazendo a gravação e a edição em estúdio. Como DJ, o tecnólogo encontra oportunidades na ambientação sonora de bares, restaurantes e eventos em geral e como produtor de música eletrônica em casas noturnas. As melhores oportunidades estão nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas o mercado cresce também em outras capitais do país e em cidades de médio e grande portes.

Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 2.000 por mês, em empresas (fonte: prof. Leonardo Vergueiro,
da Universidade Anhembi Morumbi).

As melhores escolas

Curso

O curso habilita o estudante para trabalhar com softwares e equipamentos digitais e analógicos de áudio, que servem para fazer o registro sonoro, a edição, a mixagem e a pós-produção musical. A parte técnica inclui aulas práticas em estúdio de gravação profissional e em laboratório de música eletrônica. Técnicas de gravação, processamento de áudio e acústica ao ar livre e em estúdios de gravação integram a grade curricular, enriquecido com noções de legislação, marketing, divulgação e distribuição de música.

Atenção: a Universidade Anhembi Morumbi oferece Produção Musical e Produção de Música Eletrônica, que forma o DJ profissional.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: prod. de Mús. eletrôn.-Dj profssional; prod. Musical.


Compartilhe