Guia do Estudante

PUBLICIDADE E PROPAGANDA/PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. 
   

  

 

Fique de Olho

Novo mercado: Mídias Sociais

Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogues – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Também não é para menos, já que o Brasil é um dos campeões mundiais em relação ao tempo gasto em redes sociais. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.

Mercado de Trabalho

O mercado de publicidade, no tradicional nicho das agências, continua muito concorrido, principalmente nas grandes empresas nas capitais. As faculdades formam um grande número de publicitários a cada ano e a demanda já não é tão grande. Mas isso não significa que o setor esteja em crise. “Existem ótimas perspectivas de trabalho em pequenas agências especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa”, afirma Dirceu Tavares, coordenador do curso de Publicidade da UFPE, em Recife. A internet e, sobretudo, a popularização das redes sociais, demandam publicitários capacitados a interagir com clientes em blogues e websites como Facebook e Twitter. “As redes sociais tornaram-se a ferramenta mais efcaz para a divulgação de um produto ou serviço porque não têm uma marca por trás, e sim a opinião de outras pessoas com interesses semelhantes", explica o professor. Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido em atividades relacionadas a fotografa e produção audiovisual e propaganda digital. As maiores agências estão em São Paulo, onde se encontra o maior patamar de remuneração, mas também a maior concorrência. Contudo, as demandas regionais existem, e os profissionais formados pelas faculdades locais têm um bom grau de aproveitamento em suas próprias regiões.

Salário inicial: R$ 2.200,00 (fonte: prof. Dirceu Tavares, da UFPE).

As melhores escolas

5 estrelas

PR Curitiba UFPR Comun. Soc. (public. e prop.), RJ Rio de Janeiro ESPM-RJ Comun. Soc. (public. e prop.), UFRJ Comun. Soc. (public. e prop.), SP São Paulo ESPM-SP Comun. Soc. (public. e prop.).

4 estrelas

AM Manaus Uninorte-AM, CE Fortaleza UFC, Unifor-CE Comun. Soc. (public. e prop.), DF Brasília Iesb-DF, UnB Comun. Soc. (public. e prop.), Taguatinga UCB-DF Comun. Soc. (public. e prop.), GO Goiânia PUC Goiás, UFG Comun. Soc. (public. e prop.), MG Belo Horizonte PUC Minas, UNA, PE Olinda Aeso Comun. Soc. (public. e prop.), Recife UFPE, Unicap Comun. Soc. (public. e prop.), PR Curitiba UP Comun. Soc. (public. e prop.), RJ Rio de Janeiro Facha-RJ Comun. Soc. (public. e prop.), PUC-Rio Comun. Soc. (public. e prop.), RN Natal UnP Comun. Soc. (public. e prop.), RS Caxias do Sul UCS Comun. Soc. (public. e prop.), Novo Hamburgo Feevale, Porto Alegre ESPM-Sul Comun. Soc. (public. e prop.), PUCRS Comun. Soc. (public. e prop.), UFRGS Comun. Soc. (public. e prop.), Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (public. e prop.), Santa Maria UFSM Comun. Soc. (public. e prop.), São Leopoldo Unisinos, SP Campinas PUC-Campinas, Engenheiro Coelho Unasp Comun. Soc. (public. e prop.), São Bernardo do Campo Metodista Comun. Merc. (promoção e merchandising); Publicidade e Propaganda, São Caetano do Sul USCS Comun. Soc. (public. e prop.), São Paulo Belas Artes, Faap Comun. Soc. (public. e prop.), Fecap Comun. Soc. (public. e prop.), Mackenzie Public. e Prop. (criação publicitária); Public. e Prop. (mkt.), PUC-SP, Universidade Anhembi Morumbi, USP Comun. Soc. (public. e prop.);

3 estrelas

AP Macapá Estácio Seama Comun. Soc. (public. e prop.), BA Salvador UCSal Comun. Soc. (public. e prop.), Unifacs Comun. Soc. (public. e prop.), Unijorge Comun. Soc. (public. e prop.), CE Fortaleza FA7 Comun. Soc. (public. e prop.) ,, Fanor, FCC-CE, DF Brasília Fac. Anhanguera de Brasília, UniCEUB, Taguatinga Projeção Comun. Soc. (public. e prop.), ES Vila Velha UVV Comun. Soc. (public. e prop.), GO Goiânia Alfa-GO Comun. Soc. (public. e prop.), Uni-Anhanguera Comun. Soc. (public. E prop.), MG Belo Horizonte Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Comun. Soc. (public. e prop.), Estácio Belo Horizonte Comun. Soc. (public. e prop.), Fac. Pitágoras de BH Comun. Soc. (public. e prop.), Newton Paiva Comun. Soc. (public. e prop.), UFMG Comun. Soc. (public.), UniBH, Frutal Uemg Comun. Soc. (public. e prop.). Uberaba Uniube Comun. Soc. (public. e prop.), Uberlândia Esamc Uberlândia, MS Campo Grande Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande Comun. Soc. (public. e prop.), FESCG Comun. Soc. (public. e prop.), UCDB Comun. Soc. (public. e prop.), Dourados Unigran Comun. Soc. (public. e mkt.) ,. MT Cuiabá Icec Comun. Soc. (public. e prop.), UFMT Comun. Soc. (public. e prop.), Unic Comun. Soc. (public., prop. com ênf. em mkt.), Várzea Grande Univag Comun. Soc. (public. e prop.), PA Ananindeua Unama Comun. Soc. (public. E prop.), Belém Estácio FAP Comun. Soc. (public. e prop.), Feapa Comun. Soc. (public. e prop.), UFPA Comun. Soc. (public. e prop.), Santarém FIT-PA Comun. Soc. (prop. e public.), PB Cabedelo Iesp-PB Comun. Soc. (public. e prop.), Campina Grande Cesrei Comun. Soc. (public. e prop.), PE Caruaru Favip-Devry Comun. Soc. (public. e prop.), Recife FBV Comun. Soc. (public. e prop.), PR Curitiba FAE, PUCPR Comun. Soc. (public. e prop.), Londrina Unopar, Umuarama Unipar Comun. Soc. (public. e prop.), RJ Cabo Frio UVA-RJ Comun. Soc. (public. e prop.), Duque de Caxias Unigranrio Comun. Soc. (prop. e public.), Rio de Janeiro Estácio, UGF, Volta redonda UniFOA Comun. Soc. (public. e prop.), RS Ijuí Unijuí Comun. Soc. (public. e prop.), Lajeado Univates Comun. Soc. (public. e prop.), Passo Fundo UPF, Pelotas UCPel Comun. Soc. (public. e prop.), SC Blumenau Furb Comun. Soc. (public. e prop.), Itajaí Univali, Tubarão Unisul, SP Americana Unisal, Atibaia Faat, Bauru FIB Comun. Soc. (public. e prop.), Unip-SP Comun. Soc. (public. e prop.), USC Comun. Soc. (public. e prop.), Campinas Esamc Campinas, Metrocamp Comun. Soc. (public. e prop.), Franca Uni-Facef Comun. Soc. (public. e prop.), Jundiaí UniAnchieta, Marília Unimar, Piracicaba Unimep, Presidente Prudente Unoeste Comun. Soc. (public. e prop.), Ribeirão Preto CBM Comun. Soc. (public. e prop.), Moura Lacerda Comun. Soc. (public. e prop.), Unaerp Comun. Soc. (public. e prop.), Uniseb Comun. Soc. (public. e prop.), Rio Claro Facs. Int. Claretianas Comun. Soc. (public. e prop.), Salto Ceunsp, Santa Bárbara d’oeste Fac. Anhanguera de Santa Bárbara, Santos Católica Unisantos, Esamc Santos, Unimonte, Unisanta, São José do Rio Preto Unirp Comun. Soc. (public. e prop.), São Paulo Cásper, Fac. Cantareira, Facs. Int. Rio Branco Comun. Soc. (public. e prop.), Fapcom, Fiam-Faam Comun. Soc. (public. e prop.), Uninove Comun. Soc. (public. e prop.), Universidade Cruzeiro do Sul, Taubaté Unitau, TO Palmas Ceulp/Ulbra Comun. Soc.;

Curso

Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura,
varejo e internet. Disciplinas como fotografa, redação publicitária e computação gráfca fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão.

Atenção: na maioria das instituições, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. A Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo (RJ), oferece ênfase em mídias sociais.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Merc. (promoção e merchandising); Comun. soc. (prop. e public.); Comun. soc. (public. e mkt.); Comun. soc. (public. e prop. em mídias soc.); Comun. soc. (public. e prop.); Comun. soc. (public.); Comun. soc. (public., prop. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (public., prop. e mkt.); prop. e Mkt.; public. (public. e prop.).


Diferentemente dos cursos de bacharelado, que possuem forte formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing, os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária (que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas). O curso começa com disciplinas teóricas, nas quais o aluno vê fundamentos de comunicação, ética e língua portuguesa. A partir do segundo semestre entram as específicas, como criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas. É nessa etapa que o estudante aprende a trabalhar com as diversas mídias, como jornais, rádio e internet. A parte de produção é realizada em laboratórios especializados.

Atenção: a IBGM, em Recife (PE), tem ênfase em web.

Duração média: dois anos.

Outro nome: Comun. institucional (public. e prop.).



O que você pode fazer

Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Promoção de vendas

Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

Compartilhe