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Comunicação Organizacional

É o profissional que cuida do planejamento e da gestão da comunicação em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor

É o profissional que cuida do planejamento e da gestão da comunicação em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor. Entre suas responsabilidades estão as ações de interação entre a organização e seus diversos públicos – consumidores, clientes e funcionários. Também define estratégias para manter a boa imagem de uma empresa e de seus produtos e gerencia eventuais crises relacionadas à comunicação. Planeja e supervisiona a produção de material interno, como vídeos, folhetos, revistas, campanhas, e de peças publicitárias de divulgação da empresa. Responde pela corporação diante de solicitações da imprensa, seja TV, rádio, jornal, revista ou veículos da web. No âmbito administrativo, controla o fluxo de informações, disponibilizando-as para gestores tomarem decisões. No setor de comunicação, trabalha em parceria com o profissional de Relações Públicas, o jornalista ou o publicitário.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS?

O curso de Relações Públicas foca na relação organização/público e se concentra em compreender como a opinião pública percebe determinada organização ou como os assuntos públicos afetam a atuação da empresa. Já a Comunicação Organizacional é uma área mais ampla e trata da relação comunicação/organização, o que compreende também a relação com o público, mas abrange outros aspectos, como comunicação administrativa, mercadológica e gestão.

O que você pode fazer

Gestão Gerir e coordenar empresas de comunicação, como uma editora, planejando ações a serem tomadas, controlando a equipe que produz os materiais e os custos envolvidos no processo. Dirigir o departamento de comunicação de uma empresa.

Comunicação administrativa Planejar e coordenar o fluxo de informação dentro de uma empresa, fazendo com que elas se tornem acessíveis e funcionais na tomada de decisões.

Comunicação externa Controlar, planejar e coordenar ações para valorizar uma empresa ou marca. Servir como um meio de ligação entre a empresa e seu público para atender solicitações e reclamações.

Comunicação interna Planejar a comunicação entre a empresa e seus funcionários, por meio de informativos, jornais eletrônicos, eventos ou ações de incentivo.

Comunicação mercadológica Promover ações e desenvolver estratégias para atrair consumidores.

Mercado de Trabalho

Apenas duas escolas oferecem esse bacharelado: a UTFPR e a UnB. Portanto, ainda há poucos profissionais formados, embora eles enfrentem a concorrência de egressos de outros cursos, como Relações Públicas. No mercado, o profissional de Comunicação Organizacional pode desempenhar os cargos de gestor, consultor, assessor e pesquisador da comunicação. Por ter um perfil amplo, a perspectiva é que nos próximos anos aumente a demanda pelo bacharel. Empresas devem contratá-lo para cuidar da interface entre a comunicação interna e externa. Órgãos públicos, como a Embrapa e o Senado Federal, também já demonstram interesse pelo profissional. Assessorias de imprensa e agências de comunicação são outros possíveis empregadores.

Curso

O currículo mescla as disciplinas gerais de outras habilitações da Comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, com outras mais específicas. Estuda-se linguagens da comunicação, marketing, edição de imagens, planejamento gráfico, criação em publicidade, técnicas de jornalismo, roteiro e direção para TV e organização de eventos. Entre as específicas estão gestão em comunicação, instrumentos da comunicação organizacional, políticas de comunicação, gestão mercadológica e pesquisa e opinião de mercado. Ao final, o aluno precisa apresentar um trabalho de conclusão de curso. A UTFPR também exige a realização de estágio.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado