logo-ge

Engenharia Aeronáutica

O foco de atuação do engenheiro aeronáutico é a elaboração de projetos para a construção de aeronaves e as atividades de manutenção

O foco de atuação do engenheiro aeronáutico é a elaboração de projetos para a construção de aeronaves e as atividades de manutenção. Pode trabalhar com helicópteros e todos os tipos de aviões, mas também com foguetes e satélites. É o responsável pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle. Além da indústria, ele pode atuar em obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. Você pode ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E ENGENHARIA AERONÁUTICA?

A diferença básica é que Ciências Aeronáuticas forma pilotos comerciais. Esse profissional também pode trabalhar na área de gestão, na torre de controle dos aeroportos ou na supervisão do trabalho das equipes em terra. Já o curso de Engenharia Aeronáutica forma profissionais que projetam, constroem e fazem manutenção de aeronaves, na indústria ou em companhias aéreas.

O que você pode fazer

Engenharia aeroespacial Projetar veículos espaciais, satélites e foguetes, definindo os dados técnicos necessários a sua construção, a seu lançamento e a sua operação.

Fiscalização Fiscalizar o cumprimento de normas definidas pela Agência Nacional de Aviação (Anac) em aeroportos, companhias aéreas, aeroclubes e empresas de táxi aéreo.

Manutenção Coordenar a realização de reparos, manutenção preventiva e inspeções periódicas das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves.

Projeto Desenhar a estrutura e os componentes de aeronaves, definindo os materiais e os processos empregados na produção e realizando ensaios e testes antes da fabricação em escala industrial.

Sistemas Projetar, construir, testar e instalar motores, instrumentos de controle e sensores em aeronaves. Definir as especificações dos mecanismos que controlam o trem de pouso, a alimentação de combustível e a pressurização da cabine, entre outros.

Mercado de Trabalho

Indústrias aeronáuticas, como a Embraer, são o principal mercado para este engenheiro. Há também demanda em firmas fornecedoras da Embraer, em órgãos da Aeronáutica e em fábricas de helicópteros. A presença de duas fábricas de aviões experimentais em São João da Boa vista (SP) atrai investimentos e cria novos empregos na região. A perspectiva é que ali se forme um polo aeronáutico nos próximos anos. A área de manutenção de aeronaves é a mais aquecida. Os profissionais são contratados por grandes companhias aéreas, que possuem centros de manutenção, para realizar os reparos em aviões ou helicópteros, ou por empresas terceirizadas que oferecem esse tipo de trabalho. “Outra área que demanda esse engenheiro é a de desenvolvimento de projetos. Nesse caso, também são contratados pelas fábricas”, conta Pedro Marcelo Ferreira Pinto, coordenador do bacharelado em Engenharia Aeronáutica da Unitau. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) inclui o bacharel em seus concursos para trabalhar na fiscalização da aviação civil.

Curso

Os dois primeiros anos são de disciplinas básicas das engenharias – física, química, matemática e computação. A partir do terceiro ano, começam as matérias tecnológicas, como eletrônica e dinâmica de sistemas de controle, além das específicas, como dinâmica estrutural, dinâmica de voo e homologação de aeronaves. Trabalho de conclusão do curso e estágios são obrigatórios. Atenção: Univap (SP), UNB, UFMG,UFSC e UFSM (RS) oferecem curso de Engenharia Aeroespacial ; o ITA (SP) possui Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Eng. Aeroespacial.

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
SP São Carlos USP. São José dos Campos ITA Eng. Aeroespacial; Engenharia Aeronáutica -, ,

★★★★
MG Belo Horizonte UFMG Eng. Aeroespacial . Uberlândia UFU.

★★★
SC Joinville UFSC Eng. Aeroespacial.