logo-ge

Engenharia da Computação

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e periféricos, ou seja, o foco principal é o hardware

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e periféricos, ou seja, o foco principal é o hardware. Este engenheiro projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre hardware e softwares. Ele entende de placas e circuitos e pode projetar sistemas digitais, computadorizados e robôs. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Em grandes empresas, gerencia e dá assistência a redes de computadores. É possível ingressar na carreira com uma formação de tecnólogo.

O que você pode fazer

Automação industrial e robótica Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.

Fabricação de hardware Projetar e construir computadores e periféricos.

Marketing e vendas Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Suporte Gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.

Mercado de Trabalho

Mesmo com o país em crise, o setor de Tecnologia da Informação continua crescendo, gerando demanda por profissionais capacitados, entre eles o engenheiro da computação. A maior demanda está na área de big data, em que o bacharel desenvolve algoritmos matemáticos para analisar dados e, assim, ajudar a melhorar o desempenho dos negócios. Trabalhar com sistemas embarcados é outra opção para o graduado. Entre os setores que mais demandam novas tecnologias estão o de serviços em geral, aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular. O profissional também é requisitado para atuar na área de vendas, comercializando equipamentos de alta tecnologia. A maior oferta de emprego está nas regiões Sul e Sudeste, mas há também outros polos, como o de Recife (PE), nas empresas do Porto Digital.

Curso

O currículo traz as matérias básicas das engenharias, como álgebra e cálculo, e específicas, como linguagens de programação, circuitos lógicos e arquitetura de computadores. No último ano, o aluno faz estágio e pode cursar disciplinas voltadas a uma área de especialização da profissão, como a criação de softwares ou robótica.

Atenção: alguns cursos de Engenharia Elétrica oferecem ênfase em computação. A Uema, em São Luís (MA), tem o bacharelado com três ênfases específicas: engenharia de software e TI; automação e controle; e telemática, com ênfase em redes e telecomunicações.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. Comput.; Eng. Elétr. (comput.); Eng. Elétr. (sist. e comput.).