Guia do Estudante

ENGENHARIA DE MINAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.

Dúvida do vestibulando

Qual a diferença entre Engenharia de Minas e Geologia?

O geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Já o profissional que trabalha como engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, prospecção, extração e aproveitamento dos recursos minerais.

Mercado de Trabalho

O desempenho do setor de mineração depende muito do cenário econômico internacional. O setor viveu uma fase áurea nos anos 2000, marcada por grandes investimentos, mas, assim como os demais ramos da economia, foi afetado pela crise mundial deflagrada em 2008. “Com a interrupção de novos projetos e a estabilização nos preços das commodities, o mercado estacionou – ou seja, existe emprego para todos, mas não sobram vagas como no passado”, diz o professor Rodrigo de Lemos Peroni, coordenador do curso de Engenharia de Minas da UFRGS, em Porto Alegre. Além do trabalho em grandes mineradoras, esse engenheiro pode prestar serviços em empresas de consultoria ou como profissional autônomo, nas áreas de licenciamento mineral e ambiental, assessoria técnica e venda de equipamentos. Segundo Peroni, uma área aquecida, com boas ofertas de emprego, são as pedreiras e empresas do setor de agregados, contratam para cobrir a grande demanda de material por parte das construtoras. Minas Gerais e Pará concentram o maior número de vagas na mineração. Mas há boas oportunidades nas outras regiões do país e no exterior.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP).

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP;

4 estrelas

MG Belo Horizonte UFMG, Ouro Preto Ufop, PE Recife UFPE , RS Porto Alegre UFRGS;

3 estrelas

BA Salvador UFBA Eng. de Minas (lavras e beneficiamento); Eng. de Minas (petr.), PA Marabá UFPA Eng. de Minas e Meio Amb, PB Campina Grande UFCG;

Curso

Nos primeiros anos, o estudante faz as disciplinas básicas das engenharias, como física, química e matemática. Nos anos finais, aprofunda os estudos de rochas e processos de beneficiamento, com disciplinas de mineralogia, topografia e geologia. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. É intensa a atividade dos alunos em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia. O estágio, supervisionado, é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: a UFBA oferece duas opções de curso: com enfoque em petróleo ou em lavras e beneficiamento.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes:
Ciência e Tecnologia (eng. de minas); eng. de Minas e Meio Amb.;


O que você pode fazer

Abertura de vias subterrâneas

Definir a melhor técnica para extração de minerais e água subterrânea.

Beneficiamento e processamento

Acompanhar o processo de tratamento de minérios. Desenvolver métodos de reciclagem de minérios que diminuam o impacto da atividade extrativa sobre o ambiente.

Lavra

Planejar e supervisionar a exploração de minas.

Mecânica da rocha

Estudar o comportamento mecânico das rochas seu papel e influência na estrutura de obras como galerias e túneis.

Prospecção

Trabalhar em atividades de localização de depósitos minerais, normalmente em parceria com geólogos.

Compartilhe