Guia do Estudante

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

E o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peca fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional e requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho.  

  

Palavra de Profissional

Uma rotina corrida

“Optei pelo curso porque ele conciliava duas áreas de que eu gosto muito: matemática e administração. Eu me formei no Instituto Mauá de Tecnologia em 2010 e sou trainee de uma grande empresa do ramo alimentício. Trabalho com logística e minha rotina começa com uma análise do que aconteceu no dia anterior e com o planejamento para o dia e as proximas semanas. Analiso planilhas e, na área de estoques, faço o balanço de entrada e saída de suco de laranja concentrado. Atuo também no controle de qualidade. Viajo bastante e preciso estar a par das exigências que impactam meu trabalho, como restrições e documentações. É uma profissão corrida, mas gratificante, principalmente porque eu vejo o resultado de tudo.” Bruno de almeida Pires, 23 anos, de São Paulo (SP).

Mercado de trabalho

O perfil multidisciplinar desse profissional, que tem sólida base matemática e é treinado para encarar problemas de maneira global, abre o leque de opções de trabalho. "O engenheiro de produção entende de todo o processo produtivo, e por isso tem uma vaga garantida não apenas na indústria, mas também em empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, área de turismo, finanças, telecomunicação e saúde", afirma Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, coordenadora do curso da Unesp, em Bauru. A maioria das vagas está no Sudeste e no Sul. Mas a instalação de indústrias no Ceará e em Pernambuco abre o mercado nordestino. Merece destaque, ainda, o Centro-Oeste e o interior paulista São Paulo, com a agroindústria.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);

As melhores escolas

5 estrelas

MG Belo Horizonte UFMG, Juiz de Fora UFJF, PR Curitiba PUCPR, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, RS Porto Alegre UFRGS, SC Florianópolis UFSC Eng. de Prod. Civil; Eng. de Prod. Elétr.; Eng. de Prod. Mecân., SP São Carlos UFSCar, USP Eng. de Prod. Mecân., São Paulo USP;

4 estrelas

CE Fortaleza Unifor-CE, GO Goiânia PUC Goiás, MG Belo Horizonte PUC Minas, Itajubá Unifei, Viçosa UFV, MS Dourados UFGD, PB João Pessoa UFPB Eng. de Prod. Mecân.; Engenharia de Produção, PE Recife UFPE, PR Curitiba FAE, UFPR, RJ Niterói UFF, Rio de Janeiro Cefet-RJ, UFRJ, RS Porto Alegre PUCRS, São Leopoldo Unisinos, SC Joinville Udesc Eng. de Prod. e Sist., SP Bauru Unesp, Guaratinguetá Unesp Eng. de Prod. Mecân., Santa Bárbara d’Oeste Unimep, São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI, São Caetano do sul Mauá, São Paulo Mackenzie, Sorocaba UFSCar;

3 estrelas

AM Manaus Ufam, BA Ilhéus Uesc, Salvador Unifacs, CE Fortaleza UFC Eng. de Prod. Mecân., ES Vitória Ufes, MG Belo Horizonte Feamig, Coronel Fabriciano Unileste, João Monlevade Ufop, Ouro Preto Ufop, MT Barra do Bugres Unemat Eng. de Prod. Agroind., PA Belém Uepa, Unama, PB Campina Grande UFCG, PE Recife FBV, PR Londrina PUCPR, Maringá UEM Eng. De Prod. (agroind.); Eng. de Prod. (confecção ind.); Eng. de Prod. (constr. civil); Eng. de Prod. (software), Medianeira UTFPR, Toledo PUCPR, RJ Campos dos Goytacazes Uenf, Resende Uerj Eng. de Prod. (mecân.); Eng. de Prod. (qualid. quím.), Rio de Janeiro Uerj, Volta Redonda UFF, RN Natal UFRN, RS Bento Gonçalves UCS, Carazinho UPF Eng. De Prod. Mecân., Caxias do Sul UCS, Horizontina Fahor, Lajeado Univates, Novo hamburgo Feevale, Santa Cruz do Sul Unisc, SC Blumenau Furb, Joinville IST, Univille, Palhoça Unisul, SP Franca Unifran, Marília Univem, Ribeirão Preto Uniseb, Santos Católica Unisantos, São paulo Uninove Eng. De Prod. Mecân., Universidade Anhembi Morumbi, Taubaté Unitau Eng. de Prod. Mecân.;

Curso

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas das engenharias. As matérias específicas incluem gestão de investimentos e organização do trabalho. Nos anos finais, acrescentam-se as aulas de disciplinas de Sociais Aplicadas, como administração e economia, e o aluno começa o estudo de disciplinas específicas da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia.

Atenção: algumas instituições oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica. As mais comuns são mecânica e agroindústria, mas também há cursos direcionados para a produção civil, química, automotiva, elétrica, metalúrgica, gestão ambiental, software, confecção industrial e produção em cultura, entre outras áreas.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (eng. de prod.); eng. da/ de prod. Agroind.; eng. de prod. Automotiva; eng. de prod. Civil; eng. de prod. e Qualid.; eng. de prod. e sist.; eng. De prod. elétr.; eng. de prod. Mecân.; eng. de prod. Metal.; eng. de prod. Quím.; eng. ind.;



O que você pode fazer

Desenvolvimento organizacional

Analisar e definir a estrutura de uma empresa.

Economia empresarial

Gerenciar a vida financeira de uma empresa, lidando com custos e aplicação de recursos.

Engenharia do trabalho

Administrar a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.

Planejamento e controle

Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Produção agroindustrial

Antecipar problemas e encontrar soluções, com o uso de ferramentas de Ti.

Simulação de processos

Antecipar problemas e encontrar soluções, com o uso de ferramentas de TI.

Compartilhe