Guia do Estudante

TRANSPORTE

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo planeja e implanta medidas que visam a melhorar o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e portuário de cargas e pessoas. Também propõe soluções para melhorar o trânsito nos centros urbanos. Para isso, analisa o crescimento da população e suas necessidades, planejando ações para incentivar o uso do transporte coletivo. Na área de cargas, determina o sistema de transporte que será utilizado e a forma de armazenamento dos produtos. Em transporte aéreo, administra, gerencia e promove mudanças em aeroportos visando à qualidade e à segurança dos usuários e funcionários. O tecnólogo em Gestão Portuária trabalha em portos e empresas marítimas, verificando o cumprimento da legislação aduaneira, a segurança e controle e a logística portuária.

Mercado de Trabalho

As primeiras turmas se formaram há pouco tempo. Por isso, o tecnólogo é pouco conhecido no mercado. No entanto, o país tem muito a melhorar em termos de transporte, principalmente nas grandes cidades – o que abre boas perspectivas para esse profssional. Essa é a visão de Evandro Cleber da Silva, diretor da Fatec Barueri. O profssional é requisitado pelos setores público e privado para planejar e coordenar o transporte de carga e de pessoas. Nas empresas de logística, faz a gestão de cargas, dimensionamento da frota e roteirização; nas empresas de transporte de passageiros, traça rotas, institui a sinalização e a segurança viária e coordena a circulação de ônibus, metrôs e trens. O Sudeste concentra as melhores oportunidades.

Salário inicial: de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00(fonte: prof. Evandro Cleber da Silva, da Fatec Barueri);

As melhores escolas

Curso

O currículo muda conforme a ênfase do curso. Em transporte terrestre, por exemplo, o aluno estuda projetos de ferrovias e rodovias e custos de transportes. Já os cursos de gestão portuária enfatizam disciplinas como gestão de armazéns e transporte marítimo. As escolas costumam exigir estágio.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: gestão de Terminais portuários; gestão do Transp. Aéreo; gestão portuária; Log. Aeroportuária; sist. de Navegação; Transp. Terrestre: gestão do Transp. e Trânsito Urbano;

Compartilhe