Guia do Estudante

TRANSPORTE

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este tecnólogo planeja e implanta medidas para melhorar o transporte terrestre, aéreo, ferroviário e naval de pessoas e cargas. Também propõe soluções para melhorar o trânsito nos centros urbanos. Ele analisa o crescimento da população de uma região e suas necessidades, planejando ações para incentivar o uso do transporte coletivo. Na área de cargas, determina o sistema de transporte a ser utilizado e a forma de armazenar os produtos. No transporte aéreo, administra e promove mudanças em aeroportos visando à qualidade e à segurança de usuários e funcionários. O tecnólogo em Gestão Portuária trabalha em portos e empresas marítimas, verificando o cumprimento da legislação aduaneira, a segurança e controle e a logística portuária.

Fique de Olho

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

A lei federal de Mobilidade Urbana, de 2012, exige que até 2015 os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem um plano de mobilidade urbana atrelado ao plano diretor. Isso tem aberto vagas em todo o país para o tecnólogo de Transporte, já que ele é capacitado para participar e coordenar equipes para desenvolver o plano.

Mercado de Trabalho

O país tem muito a melhorar em termos de transporte, principalmente nas grandes cidades, o que abre boas perspectivas para esse profissional. O tecnólogo é requisitado pelos setores público e privado. Nas empresas de logística, faz a gestão de cargas, dimensionamento da frota e roteirização. Tem crescido a oferta de vagas nas empresas de transporte de passageiros, nas quais o tecnólogo trabalha para traçar rotas, instituir a sinalização e a segurança viária e coordenar a circulação de ônibus, metrôs e trens. A Região Sudeste, mais populosa e industrializada, concentra as melhores oportunidades.



As melhores escolas

Curso

O currículo muda conforme a ênfase do curso. Em transporte terrestre, por exemplo, o aluno estuda projetos de ferrovias e rodovias e custos de transportes. Já os cursos de gestão portuária enfatizam disciplinas como gestão de armazéns e transporte marítimo. As escolas costumam exigir estágio.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Terminais portuários; Gestão Portuária; Log. Aeroportuária; Sist. Navais.


Compartilhe