logo-ge

Gestão Financeira

Este tecnólogo trabalha com o planejamento financeiro de uma empresa, na organização, na captação e na aplicação de recursos

Este tecnólogo trabalha com o planejamento financeiro de uma empresa, na organização, na captação e na aplicação de recursos. É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Ele analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Pode trabalhar no departamento financeiro de empresas de todos os portes e ramos, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários ou organizações do terceiro setor. Atua, ainda, como autônomo, prestando consultoria.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo trabalha em diversos ramos de negócios e setores da economia, fazendo a análise de investimentos, o controle financeiro e a montagem de orçamentos. Há oportunidades para ingressar na área financeira e contábil de pequenas e médias empresas, bem como institutos, instituições financeiras como bancos de varejo, sociedades de crédito, financiamento e investimento. Também há boas chances como consultor financeiro pessoal. A procura é maior no Sudeste, principalmente em São Paulo. No Sul, a demanda é maior nas instituições financeiras. No Centro-Oeste, o profissional é requisitado por empresas do agronegócio, e no Paraná, Goiás e Minas Gerais, por montadoras de automóveis e indústrias de autopeças.

Curso

Durante todo o curso, o aluno lida com disciplinas que envolvem cálculos. Ele estuda fundamentos das finanças, administração, contabilidade, estatística, matemática financeira, mercado de capitais, demonstrações financeiras, gestão de investimento e de custos, capital de giro e formação de preços. A grade curricular ainda contempla aulas de direito empresarial, ética, legislação tributária e comportamento organizacional. Atenção: a UniPaulistana, em São Paulo (SP), oferece o curso de Gestão Fiscal e Tributária e a FBT, de Porto Alegre (RS), tem o curso com ênfase em gestão de tributos, que formam o profissional que vai fazer o planejamento fiscal e a gestão dos tributos nas empresas.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: Gestão Fiscal e Tributária.