logo-ge

Manutenção Industrial

Dá manutenção a ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras,às instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos numa indústria

Este tecnólogo dá manutenção a ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras, e às instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos numa indústria. Pode especializar-se em preservação de circuitos eletrônicos e microprocessadores de controle de sistemas de fabricação, ou em instalações prediais e sistemas eletrônicos de segurança industrial ou residencial. Em alguns nichos do mercado, como o de manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos, este profissional sofre a concorrência com os formados em Engenharia Mecânica. Como os demais cursos da área das engenharias, este também é carregado de física e matemática. Quase metade das aulas é prática, em oficinas e laboratórios. Atenção: O Senai Cimatec, em Salvador (BA), oferece o curso de Inspeção de Equipamentos e de Soldagem.

Duração média: 3,5 anos.

O IFBA, em Simões Filho (BA), oferece licenciatura em Eletromecânica, que prepara o professor para atuar em instituições de ensino profissional e tecnológico.

Outro nomes: Eletromec.; Inspeção de Equipamentos e de Soldagem.