PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Engenharia Mecânica

Entre as várias engenharias, descubra os detalhes da Mecânica e entenda como funciona o seu curso superior e mercado de trabalho

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 5 jul 2024, 15h33 - Publicado em 6 out 2010, 16h35
Engenharia Mecânica
(Pixabay/Reprodução)

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos.

Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. Você pode trabalhar com mecânica com um curso tecnológico.

Fique de Olho

CARROS DO FUTURO

Quem curte o setor automobilístico deve ficar antenado às inovações do setor. As próximas gerações de veículos exigirão mais do que motores potentes, conectividade e tecnologia a bordo. Os engenheiros terão que projetar carros feitos com materiais sustentáveis e que utilizem combustíveis renováveis e não poluentes.

Os veículos elétricos são a bola da vez, mas já existe quem aposte em carros voadores. Eles são a aposta da Uber, que tem uma equipe trabalhando no projeto de um veículo elétrico voador que decola e pousa na vertical, o Uber Elevate. Os testes começam em 2021 e, se tudo der certo, o “aerocarro” do Uber entrará em operação em 2026.

 

ENGENHARIA AUTOMOTIVA

O curso forma bacharéis para trabalhar na indústria ligada à produção automotiva, como montadoras e fornecedoras de autopeças.

Esse engenheiro analisa, testa e desenvolve projetos de veículos, de peças e de todos os sistemas que compõem um carro, por exemplo, e também pode trabalhar nas linhas de montagem aperfeiçoando e racionalizando processos de produção.

 

O que você pode fazer

Máquinas e equipamentos: projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

Pesquisa e desenvolvimento: fazer protótipos de máquinas e testar produtos, para apontar modificações necessárias.

Processos: pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto: planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

Vendas técnicas: acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Mercado de Trabalho

Com uma formação ampla, o engenheiro mecânico é requisitado por indústrias de diferentes setores. A automobilística e a aeronáutica são as mais tradicionais, mas a recente crise econômica diminuiu a demanda nesses segmentos e fez com que fosse absorvido por outros setores. Um deles é o de vendas em fabricantes de máquinas e equipamentos mecânicos em geral.

O perfil deste bacharel é valorizado, pois os conhecimentos técnicos que possui podem ser agregados à área comercial, impulsionando as vendas. Sua bagagem em matemática e cálculos também o torna apto a atuar no setor financeiro. Além disso, este profissional é necessário em outros setores, como o de energia.

Em usinas geradoras de eletricidade, ele cria e implanta mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Na exploração de petróleo, desenvolve máquinas e equipamentos para perfuração de poços e para o transporte do óleo e do gás.

No setor petrolífero, uma boa opção é atuar como gerente de embarcações e operações, profissional responsável pelo bom funcionamento de embarcações que apoiam plataformas petrolíferas. Em biociências, assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes.

Por fim, pode trabalhar como autônomo, na consultoria de projetos industriais diversos.

Curso

Além das disciplinas básicas das engenharias, o aluno mergulha em diferentes áreas da física, em aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita prática de laboratório, como execução de ensaios e protótipos.

Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: algumas escolas têm foco em uma área específica, como aeronáutica (ITA), naval (Furg-RS), mecatrônica (Mackenzie-SP e FSA-SP) e automotiva.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. Automotiva; Eng. de Prod. Mecân.; Eng. Ind. Mecân.

 

Publicidade
Engenharia Mecânica
Mundo do Trabalho
Engenharia Mecânica
Entre as várias engenharias, descubra os detalhes da Mecânica e entenda como funciona o seu curso superior e mercado de trabalho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.