Guia do Estudante

FONOAUDIOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para exercer a profissão é preciso registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.  

Mercado de Trabalho

O mercado ainda tem muito a se desenvolver no Brasil: enquanto nos Estados Unidos, com cerca de 300 milhões de habitantes, há 250 mil fonoaudiólogos, o Brasil, com população de 200 milhões de pessoas, possui pouco mais de 36 mil desses profissionais. Vários fatores contribuem para aquecer o mercado: o avanço das políticas públicas de saúde, a lei federal que obriga os convênios médicos a cobrir no mínimo 12 sessões de fonoaudiologia por ano, o envelhecimento da população e os modernos recursos tecnológicos da Medicina. Cresce também a presença do fonoaudiólogo nos setores de educação e da saúde, o que se deve à sua inserção em vários programas públicos, como o que oferece apoio a crianças com deficiência nas escolas. Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais como atores, cantores, apresentadores de TV e até políticos. Há oportunidades, principalmente, nos grandes centros urbanos.

As melhores escolas

5 estrelas

GO Goiânia PUC Goiás. RS Santa Maria UFSM. SP Bauru USP. Marília Unesp. São Paulo Unifesp, USP.

4 estrelas

AL Maceió Uncisal. BA Salvador UFBA, Uneb-BA. CE Fortaleza Unifor-CE. MA São Luís Uniceuma. MG Belo Horizonte PUC Minas, UFMG. PB João Pessoa Unipê. PE Recife UFPE. PR Curitiba UTP. RJ Rio de Janeiro UFRJ. RN Natal UFRN. RO Porto Velho Fac. São Lucas. RS Porto Alegre UFRGS. SC Itajaí Univali. SE Aracaju UFS. SP Campinas PUC-Campinas, Unicamp. Ribeirão Preto USP. São Paulo FCMSCSP, PUC-SP.

3 estrelas

AM Manaus UniNilton Lins, Uninorte-AM. BA Lauro de Freitas Unime Lauro de Freitas. Salvador Unijorge. CE Fortaleza Fateci-CE. DF Brasília Uniplan. MG Belo Horizonte Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Patrocínio Unicerp. MT Várzea Grande Univag. PA Belém Unama. PE Olinda Funeso. Recife Unicap. PR Irati Unicentro-PR. Londrina Unopar. Maringá Fac. Ingá, UniCesumar. Umuarama FGU. RJ Itaperuna FacRedentor. RN Natal UnP. RS Canoas Ulbra. Caxias do Sul Fac. Fátima. Passo Fundo UPF. Porto Alegre IPA. SP Franca Unifran. Presidente Prudente Unoeste. São Paulo FMU.

Curso

Das Ciências Biológicas e da Saúde, o aluno estuda anatomia, fisiologia, genética e patologias. Das Sociais e Humanas, psicologia, pedagogia e ética. Boa parte da formação, no entanto, é voltada para conteúdos específicos, como audição, e linguagem oral e escrita e fala. Estágio e monografa de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Audiologia

Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.

Linguagem

Prevenir e tratar distúrbios na fala e na escrita. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.

Motricidade oral

Avaliar e tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.

Voz

Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades. Prevenir e tratar problemas como rouquidão e sequelas de tumor.

Compartilhe