logo-ge

Teatro

O bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação

O bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação. Pode trabalhar como dramaturgo, mas também como diretor, produtor, cenógrafo e figurinista também em filmes, novelas e minisséries de TV. Para se dedicar à crítica, é preciso certo tempo de carreira. O licenciado ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos livres.

Fique de Olho

DIREÇÃO DE ARTE

A UFG oferece bacharelado em Direção de Arte, que engloba cenografia, iluminação, figurino, fotografa, trilha sonora, maquiagem, confecção de máscaras, bonecos e formas animadas. O foco é em elementos técnicos e estéticos da composição audiovisual de espetáculos cênicos, cinema e televisão.

O que você pode fazer

Arteterapia Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.

Cenografia Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.

Dublagem Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino Dar aulas de interpretação em escolas de ensinos Fundamental e Médio (com licenciatura).

Figurino e indumentária Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação Representar um personagem, empregando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz no teatro, na TV, publicidade ou no cinema.

Produção Viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os recursos necessários para a apresentação.

Teoria teatral Estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Mercado de Trabalho

Licenciados encontram trabalho em cursos extracurriculares em escolas públicas ou particulares. Nos próximos anos, a tendência é que a demanda pelo professor aumente, graças à aprovação, em maio de 2016, de uma lei federal que obriga o ensino de teatro dentro da disciplina de artes nas escolas de ensino básico públicas e privadas do país. As instituições têm cinco anos para se adequar à medida. Outra opção é dar aulas em cooperativas ou em projetos sociais de ONGs e associações. Como o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado ainda pode atuar nas áreas de teatro, televisão, cinema, dublagem e publicidade. Já os bacharéis costumam ingressar em grupos de teatro ou produzir as próprias peças. Outras opções são as áreas de iluminação e de preparação corporal e vocal. As secretarias de Educação de prefeituras e estados contratam o profissional para montar estruturas educacionais e artísticas e desenvolver projetos de fomento ao teatro. A lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a manter uma cota de programas nacionais, sancionada em 2011, aumentou o número de vagas de trabalho, principalmente em videoprodutoras independentes. Um nicho de mercado que tem se aquecido é o corporativo: empresas contratam grupos e companhias teatrais para encenar espetáculos em eventos de confraternização ou em atividades de treinamento profissional com o objetivo de motivar as equipes. As regiões Sudeste e Sul, principalmente o eixo Rio-São Paulo, concentram as melhores oportunidades de trabalho. Mas o mercado cresce também em outras capitais do país e em cidades do interior, de médio e grande portes.

Curso

Já no vestibular, o candidato, tanto do bacharelado como da licenciatura, deve demonstrar que leva jeito para a arte de representar, nas provas de aptidão. As licenciaturas formam professores para a Educação Básica, bem como para cursos livres. O bacharelado traz disciplinas teóricas e práticas, com aulas de técnica vocal, expressão corporal e interpretação dramática. A maioria das escolas oferece laboratórios para aulas de interpretação, direção e dramaturgia. A realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso são pedidos em alguns cursos.
Atenção: em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como direção, cenografia, indumentária ou interpretação.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Arte (teatro); Artes Cênicas; Artes Cênicas (cenografia); Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (indumentária); Artes Cênicas (interpr. teat.); Artes Cênicas (interpr.); Artes Cênicas (teatro); Atuação Cênica; Cenografia e Indumentária; Dir. de Arte; Dir. Teat.; Educ. Art. (artes cênicas); Estética e Teoria do Teatro.