logo-ge

Vale a pena investir em Teatro?

Orientador profissional esclarece

Tenho 14 anos e faço curso de interpretação, e estou me encontrando nesse meio. Penso em fazer faculdade de Teatro. Vou cursar o ensino médio ano que vem e estou em dúvida sobre fazer técnico de Publicidade, porque acho que tem a ver com o meio artístico em que quero seguir. Vale a pena investir?
Enviado por Maria Clara

As carreiras ligadas a artes dependem do reconhecimento da sociedade da importância do desenvolvimento da cultura. O Brasil avançou nas últimas décadas nesse sentido, mas há muito ainda a percorrer.

A formação em Artes Cênicas é bem diversificada, passando pela experiência prática direta, cursos livres (não relacionados ao sistema oficial de educação), cursos técnicos e bacharelados.

>> Teste: Artes Cênicas é o curso certo?

Os caminhos para a formação do ator passam pelo desenvolvimento de técnicas de expressão corporal, de colocação da voz, observação comportamental, conhecimento da história da dramaturgia, entre outros elementos. Nesse sentido, o curso técnico em Publicidade não contribuiria em quase nada.

Uma consulta à biografia de atores conhecidos pode lhe dar algumas indicações de seus roteiros de formação. Faça também uma pesquisa das opções que existem em sua região (via sites de procura). Para encontrar cursos técnicos na área do teatro em sua região faça uma busca na internet.

Os bacharelados são em geral denominados Artes Cênicas e desenvolvem também conhecimentos ligados a direção e aspectos técnicos como cenografia, figurino, iluminação. A realização de cursos livres e oficinas rápidas podem lhe oferecer a chance de verificar a extensão de seu interesse. Há cursos muito conceituados, em geral desenvolvidos por diretores e/ou atores experientes