Guia do Estudante

Vestibular

Curso a distância (EaD) ou presencial?

Descubra qual é a melhor opção para você

Carolina Vellei | 14/08/2012 12h 34

No curso de Educação a Distância (EaD), tanto professor, como aluno não precisam se encontrar na mesma hora e local para que as aulas aconteçam. Você pode montar os horários de acordo com a sua disponibilidade. Outra característica é o ensino com o uso de tecnologias, como a internet, para intermediar estudantes e instituições de ensino.

- Descubra o melhor tipo de curso para você

- Bacharelado ou licenciatura?

- Curso tecnológico ou tradicional?

“Hoje em dia as pessoas não podem mais parar de estudar. A EaD surgiu para atender às pessoas que tem dificuldade de acesso às graduações presenciais”, explica Luciano Sathler, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Se você trabalha e não tem horários flexíveis para ir todo dia à faculdade, o mais indicado é um curso a distância, já que você pode montar sua rotina aproveitando os espaços livres na sua agenda.

No entanto, não são apenas esses fatores que poderão influenciar a escolha. É importante lembrar que a graduação presencial proporciona um maior envolvimento do aluno com a experiência universitária, como lembra o pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel. “O contato presencial é reconhecido como um fator importante para a aprendizagem, pois o aluno tem maior interação com professores, simpósios, palestras e outras atividades culturais que acontecem no campus”, conta. Além disso, na modalidade presencial você pode participar de atividades extracurriculares, como empresas júniores e entidades de alunos, como centros acadêmicos e esportivos.

Vale lembrar que tanto a graduação presencial quanto a EaD possuem as mesmas cargas horárias e não há distinção quanto ao tipo de modalidade escolhida na emissão do diploma.

Entenda as principais diferenças:

  Cursos EaD Cursos Presenciais
Aulas Online ou via satélite Presenciais
Avaliação Provas presenciais (Mesmo a distância, o Ministério da Educação exige que as avaliações sejam feitas na instituição) Provas presencias
Horários Flexíveis Fixos
Frequência Contabilizada por atividades e trabalhos Contabilizada pela presença do aluno em sala
Custos Aluno economiza entre 10 e 15% nas mensalidades* Além da mensalidade, aluno precisa gastar com transporte e alimentação

*Fonte: Guia do Estudante Educação a Distância 2ª ed.

LEIA MAIS

- Notícias sobre Vestibular

- Saiba tudo sobre o Enem

Compartilhe