Guia do Estudante

Vestibular

Fuvest 2013: Baixe a prova de português e redação da segunda fase do vestibular

Para professor, facilidade do tema da redação acabou anulada pela falta de direcionamento da prova

da redação | 06/01/2013 19h 18

A Fuvest divulgou na tarde deste domingo (6) o caderno de prova da segunda fase do seu processo seletivo de 2013. O vestibular seleciona os alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e a Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa.

>> Faça o download da prova

Neste primeiro dia, os candidatos fizeram a prova discursiva de Português e a Redação. Na segunda feira, dia 7, serão as provas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês; no último dia, o teste varia entre as carreiras selecionadas.

Avaliação do professor

Como notou o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, o professor Célio Tasinafo, o tema da redação (que abordou o consumismo) foi bastante comemorado pelos alunos. "Trata-se de um assunto muito próximo à sua realidade e abordado de diversas formas ao longo do Ensino Médio. Era possível falar sobre o capitalismo, aparência, desigualdade, a relação entre ter e ser, entre outras coisas", comenta.



No entanto, ressalta, a prova não apresentou uma coletânea ou sequer uma frase que direcionasse e definisse o tema. "Não havia fragmentos dos quais se pudessem extrair informações, apenas um anúncio e um texto curto. Houve o perigo de o candidato fazer uma ‘redação repentista’, apenas jogando tudo o que sabia e sem trazer uma tese ou argumentos", afirma o professor. "A facilidade do tema acabou sendo anulada pela falta de direcionamento", completa.

Quanto à prova de português, ele diz: "Foram questões padrão Fuvest, cobrando mais gramática e valorizando diferentes variantes linguísticas e figuras de linguagem. E quatro das dez perguntas da prova abordaram as obras literárias". Chamou sua atenção o uso de fragmentos de textos com assuntos atuais, como a exploração e preservação da Amazônia, ditadura, democracia e cidadania. Assim, alunos mais atentos às atualidades tiveram mais facilidade em contextualizar os temas.

Para a prova desta segunda-feira, o professor Célio dá a dica: "Tome cuidado com o tempo, já que serão 16 questões de todas as disciplinas. Mas não tenha receio em relação às matérias com as quais tem menos afinidade - se você passou para a segunda fase, já teve de resolver provas inteiras dessas outras disciplinas".

Números

As provas de habilidades específicas ocorrem entre os dias 9 e 11. Mais de 31 mil candidatos foram convocados para última etapa do processo seletivo, entre participantes efetivos e treineiros.

- Fuvest 2013: 8,5% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de provas da segunda fase

Neste ano, estão sendo oferecidas 11.082 vagas, ao todo. 10.982 delas são destinadas a cursos da própria Universidade de São Paulo, enquanto as 100 restantes são para os ingressantes do curso de Medicina da Santa Casa.

O resultado da segunda fase da Fuvest será divulgado no dia 2 de fevereiro. O período de matrícula é entre os dias 5 e 6 de fevereiro.


LEIA TAMBÉM:
- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe