Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

10 sites para estudar história, geografia e filosofia

Portais, fóruns e redes sociais ajudam a ir além do conteúdo dos livros

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h28 - Publicado em 6 ago 2009, 16h47

Muito além das buscas no Google e na Wikipédia, sites e redes sociais podem ser úteis para complementar o conteúdo dos livros didáticos ou simplesmente ajudar a dar aquela atualizada. Quer encontrar informações sobre algum país longínquo? Sites especializados são o melhor lugar para conseguir dados quentinhos. Para começar sua viagem de estudos virtuais, o Guia do Estudante preparou uma lista de fontes confiáveis, atualizadas e divertidas

5 sites para aprender biologia e matemática
10 sites para aprender novos idiomas

HISTÓRIA

Às vezes a história pode parecer estática, mas não é mesmo. A cada dia surgem novos estudos que questionam antigas versões dos acontecimentos mais importantes para a humanidade. Unindo gente com pontos de vista diferentes, textos e vídeos de qualidade, a internet pode ajudar a aprofundar a disciplina.

 

A rede social Café História é um bom ponto de encontro com historiadores, estudantes e curiosos para discutir temas relacionados à disciplina. Como em qualquer rede social, dá para fazer amizades, mandar e responder perguntas, enquetes e ajudar a incendiar os fóruns de discussão. O site tem também vídeos, entrevistas e blogs com várias dicas de livros dadas pelos membros da rede.
O canal History Channel disponibiliza vídeos com discursos de grandes líderes mundiais e documentários sobre os acontecimentos mais importantes de todos os tempos. Diariamente é publicado um vídeo relacionado ao fato mais marcante daquele dia do mês em anos anteriores
Para completar, publicações como a revista Aventuras na História trazem uma visão crítica e atualizada de alguns dos temas mais cobrados nos vestibulares do país. Confira o guia sobre as cruzadas, uma matéria sobre o Brasil Imperial ou ainda a que conta tudo sobre a Grécia Antiga.

GEOGRAFIA
Na internet, fica muito mais interessante estudar a disciplina que investiga o espaço terrestre e as interações humanas com o planeta. Além dos mapas do Google, que fazem o internauta caminhar por terrenos desconhecidos, há uma série de sites com informações atualizadas sobre qualquer território ou população.

Continua após a publicidade

 

Se você precisa de dados atualizados sobre qualquer país (população, território, língua nacional), a dica é acessar o site da CIA, The World Factbook. A agência de inteligência americana mantém, em inglês, um guia completo e atualizado de todos os países do mundo. Lá você descobre, por exemplo, que a área total da China é de mais de 9 milhões de quilômetros quadrados e que o país com a maior taxa de mortalidade do mundo é a Suazilândia, na África: mais de 30 a cada mil habitantes, anualmente.

Para informações sobre o Brasil, o site do IBGE é um oráculo. Na área “IBGE Teen”, há pesquisas e informações estatísticas em textos e gráficos simplificados. Dados sobre economia, população e sociedade brasileira, território e recursos naturais são atualizados online a cada nova pesquisa.

Já a Biblioteca Digital Mundial, lançada pela UNESCO no início desse ano, traz mapas e artigos gratuitos sobre vários países em diversas línguas

Continua após a publicidade

 
FILOSOFIA
A disciplina que estuda correntes de pensamento e instiga o amor à sabedoria passou a ser obrigatória para o Ensino Médio a partir de 2007. Na web, dá para estudar as mais diversas escolas em textos simples e discutir pensamentos clássicos com uma pegada bem atual.

 

Para descolar artigos, resumos, resenhas de livros e biografias de filósofos e pensadores antigos e contemporâneos, uma boa dica é o site Consciência. Entre uma teoria filosófica e outra, há também um fórum bem movimentado com discussões que vão de política aos rumos da religião.
Você sabe o que é epicurismo? A revista Superinteressante publicou um dicionário de filosofia que pode ajudar a entender de termos básicos como dialética a outros um pouco mais complicados, como os fundamentos da escola surgida dos ensinamentos de Epicuro (340-270 a.C.), para quem o ideal do bem é viver sem medo e sem dor, aproveitando o dia de hoje.

Quer entender o que é filosofia escolástica? O site da revista Mundo Estranho também tem resposta para essa e outras perguntas filosóficas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para quem lê bem em inglês, vale a pena acompanhar as ideias que os melhores cientistas e pensadores do mundo discutem no site da fundação americana Edge

Publicidade
10 sites para estudar história, geografia e filosofia
Estudo
10 sites para estudar história, geografia e filosofia
Portais, fóruns e redes sociais ajudam a ir além do conteúdo dos livros

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.