Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história do empresário Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los dos campos de concentração durante o Holocausto.
O filme é baseado na história real de Solomon Northup, um homem negro nascido livre no norte dos Estados Unidos que lutou durante mais de uma década pela sobrevivência e pela liberdade, depois de ser sequestrado, levado ao sul e vendido como escravo.
Durante a II Guerra Mundial, uma família de judeus é levada para um campo de concentração. O pai é separado de sua esposa e tenta fazer seu filho acreditar que eles estão em um grande jogo para que o menino não perceba todos os horrores que acontecem ao redor.
Judah Ben-Hur é um rico mercador judeu que vive em Jerusalém no início do século I. Por causa de um desentendimento, ele é condenado a viver como escravo, mas terá a oportunidade de se vingar do ex-amigo que o colocou nessa situação.
A obra conta a história do último imperador da China, Pu Yi, que assumiu o poder com apenas três anos de idade.
O advogado Mohandas Gandhi fez história ao se impor contra o domínio britânico na Índia. Ele defendia manifestações pacíficas e ficou conhecido por seus ideais e sua maneira de resistir às injustiças ao seu redor.
Durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente depois do Dia D, em que as tropas Aliadas chegam à Normandia, o capitão John H. Miller e outros sete oficiais tentam resgatar um soldado que está desaparecido.
O filme explora a investigação dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein que culminou na renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. O escândalo político ficou conhecido como caso Watergate.