Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

13 clássicos do Oscar que vão ajudar você no vestibular

Essas produções exploram diferentes temas e contextos históricos para você ampliar seu repertório e relaxar na reta final

Por Julia Di Spagna Atualizado em 28 dez 2020, 18h01 - Publicado em 2 jan 2021, 06h00

Um bom filme pode fazer você conhecer melhor a vida de uma personalidade que tenha feito história, o contexto sociocultural de determinada época ou mesmo um conflito político com diversas nuances.

Pensando nisso, separamos alguns clássicos que venceram ou foram indicados ao Oscar e exploram casos verídicos e fictícios que irão ajudá-lo a saber mais sobre diferentes fatos e períodos históricos. Confira: 

1 – A Lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história do empresário Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los dos campos de concentração durante o Holocausto.

Disponível na Netflix, no YouTube e no Google Play.

2 – 12 Anos de Escravidão (2013)

A história se passa em 1841, época pré-Guerra Civil norte-americana (1861-1865) e, portanto, alguns anos antes da abolição oficial da escravatura no país. O filme é baseado na história real de Solomon Northup, um homem negro nascido livre no norte dos Estados Unidos que lutou durante mais de uma década pela sobrevivência e pela liberdade, depois de ser sequestrado, levado ao sul e vendido como escravo.

Disponível no YouTube e no Google Play.

3 – A Vida É Bela (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família de judeus é levada para um campo de concentração. O pai é separado de sua esposa e tenta fazer seu filho acreditar que eles estão em um grande jogo para que o menino não perceba todos os horrores que acontecem ao seu redor.

Disponível no Telecine Play.

4 – Ben-Hur (1959)

Judah Ben-Hur é um rico mercador judeu que vive em Jerusalém no início do século I. Por causa de um desentendimento, ele é condenado a viver como escravo, mas terá a oportunidade de se vingar do ex-amigo que o colocou nessa situação.

5 – O Último Imperador (1987)

A obra conta a história do último imperador da China, Pu Yi, que assumiu o poder com apenas três anos de idade.

Disponível no Looke.

6 – Gandhi (1982)

O advogado Mohandas Gandhi fez história ao se impor contra o domínio britânico na Índia. Ele defendia manifestações pacíficas e ficou conhecido internacionalmente por seus ideais e sua maneira de resistir às injustiças ao seu redor.

Disponível no YouTube e no Google Play

7 – O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente depois do Dia D, em que as tropas Aliadas chegam à Normandia, o capitão John H. Miller e outros sete oficiais tentam resgatar um soldado que está desaparecido.

Continua após a publicidade

Disponível na Netflix, no Globoplay, no Amazon Prime Video, no Telecine Play, YouTube e no Google Play

8 – Todos os Homens do Presidente (1976)

O filme explora a investigação dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein que culminou na renúncia do então presidente dos Estados Unidos, o republicano Richard Nixon. O escândalo político ficou conhecido como caso Watergate.

Disponível no YouTube e no Google Play

9 – Selma: Uma Luta Por Igualdade (2014)

A marcha de Selma a Montgomery é uma das mais famosas na luta contra o racismo e a segregação nos Estados Unidos. Ela foi liderada por Martin Luther King e seu foco era a reivindicação do direito ao voto pelos negros. 

Disponível no YouTube e no Google Play

10 – Gladiador (2000)

Quem gosta de filmes sobre Roma Antiga vai adorar essa obra. O filme conta a história do general Maximus, que é traído por causa de uma disputa pelo trono durante o Império e é obrigado a lutar no Coliseu.

Disponível na Netflix, no YouTube e no Google Play

11 – Elizabeth (1998)

Nessa obra, você poderá conhecer melhor a história de Elizabeth, uma das rainhas inglesas mais famosas, e ainda saber mais sobre um momento delicado do reino britânico por causa de disputas de poder com a França e do poder da Igreja na época.

Disponível na Netflix

12 – Patton (1970)

O filme tem o Dia D e outras batalhas desencadeadas durante a Segunda Guerra Mundial como de pano de fundo para contar a história do general George S. Patton.

Disponível no Telecine Play.

13 – O Grande Ditador (1940)

Nessa comédia protagonizada por Charles Chaplin, um barbeiro passa anos em um hospital tentando se recuperar dos ferimentos que sofreu na guerra. Nesse período, ele não sabe do crescimento do poder de um ditador fascista na região (como Benito Mussolini na Itália). Quando sai do hospital e descobre o que está acontecendo, decide tomar uma atitude. 

Disponível no Telecine Play.

Você utilizou outros filmes durante a sua preparação para os vestibulares? Comenta nas redes sociais do GUIA.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade