Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

‘A ciência foi a protagonista do vestibular’, afirma diretor da Comvest

Primeiro dia da Unicamp 2021 registra abstenção de 15,54%

Por Wender Starlles
Atualizado em 6 jan 2021, 19h58 - Publicado em 6 jan 2021, 19h46
Primeira dia de prova registra abstenção de 15,54%.
Primeira dia de prova registra abstenção de 15,54%. (Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Após o fim do primeiro dia, nesta quarta-feira (6), da primeira fase da Unicamp 2021, José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, destaca a importância da ciência na formulação das questões da prova. “Ela foi a grande protagonista do vestibular“, afirma. Por causa da pandemia, o exame foi dividido em duas etapas, a primeira para candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas e a segunda, na quinta, para os que buscam uma vaga em Biológicas.

Mesmo com a redução do número de questões, houve uma distribuição de assuntos abordados entre as áreas do conhecimento. De acordo com Márcia Rodrigues, professora e coordenadora acadêmica da Comvest, os temas contemporâneos foram tratados sob perspectivas diferentes. “Podemos citar a relação da pandemia e violência doméstica, por exemplo. São formas de tangenciar e compreender as situações que vivemos”, disse. A questão foi abordada na prova de inglês.

Ela destaca que as questões foram criadas com fontes diversificadas, mas a comissão responsável procurou equilibrar os tópicos abordados para a prova deste ano ficar mais o próximo possível das edições anteriores. “Trabalhamos com textos literários, colunas jornalísticas, artigos acadêmicos, páginas de redes sociais, relatórios oficiais. Isso permite avaliar os aspectos de escolarização dos alunos, mas também a sua inserção no mundo”, afirma.

O índice de abstenção registrado no primeiro dia da prova foi de 15,54%, o que representa 5.286 candidatos ausentes. Segundo o diretor da Comvest, ainda não é possível afirmar se essa porcentagem é maior do que as de edições anteriores do vestibular, porque amanhã ainda acontecerá a outra etapa. “Provavelmente, a pandemia foi o principal elemento que influenciou nessas abstenções. As pessoas sentiram que não estão preparadas para prestar o vestibular. Essa desmotivação pesou nas diversas conversas que tivemos com estudantes”, comenta. Também não houve ocorrência de pessoas expulsas por uso indevido de máscaras ou qualquer outro motivo. “A prova foi muito satisfatória”, afirma Freitas.

Nesta quinta-feira (7), serão avaliados os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Você fez a prova hoje? Então acompanhe a correção comentada da primeira fase.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade
‘A ciência foi a protagonista do vestibular’, afirma diretor da Comvest
Atualidades
‘A ciência foi a protagonista do vestibular’, afirma diretor da Comvest
Primeiro dia da Unicamp 2021 registra abstenção de 15,54%

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.