Clique e assine GE Play por R$16,90

Animais em risco de extinção com as queimadas no Pantanal

Emergência ambiental no Pantanal agrava os riscos de espécies que já estavam vulneráveis

Por Luccas Diaz - Atualizado em 16 set 2020, 12h48 - Publicado em 15 set 2020, 21h58

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), estima-se que uma área de cerca de 1 milhão de hectares foi consumida pelas queimadas no Pantanal. A região destruída equivale a 9 vezes a cidade do Rio de Janeiro.

Com tamanha destruição, a vida do bioma sofre as consequências. Confira 6 animais que já estavam vulneráveis segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e correm ainda mais riscos por causa das queimadas.

1. Onça-pintada
O maior felino das Américas, a onça-pintada é um mamífero carnívoro que pode pesar até 135 kg e medir 1,90 m de comprimento. Nos últimos meses, diversos vídeos viralizaram nas redes sociais com imagens das onças-pintadas sendo resgatadas de incêndios. A caça ilegal é um dos motivos de o animal estar ameaçado de extinção.

Instagram GE/Guia do Estudante

 

2. Jacu-de-barriga-castanha
É parecido com uma galinha e tem comportamento arredio, se afastando ao menor sinal de ameaça. O desmatamento e a caça ilegal são as principais razões para sua possibilidade de extinção.

Continua após a publicidade
Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

3. Arara-azul
A ave se destaca pela beleza de suas cores vibrantes. Está ameaçada de extinção por causa da caça, comércio clandestino e degradação em seu habitat natural

Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

4. Cervo-do-pantanal
O maior cervídeo da América Latina pode pesar até 125 kg e chegar a 1,80 m de altura. Estima-se que 60% de sua espécie já foi extinta devido a caça e perda de parte do seu habitat.

Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

5. Ariranha
Conhecido também como onça-d’água ou lontra-gigante, a ariranha é um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos. A espécie corre risco de extinção principalmente pela perda de seu habitat

Instagram Guia do Estudante

6. Anta
Conhecida também como tapir, é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo alcançar até 2,40 m de comprimento e pesar 300 kg. Solitária, a anta tem uma gestação de 400 dias e pode viver até os 35 anos. No entanto, é um animal vulnerável que sofre as consequências da caça ilegal, da perda de habitat e até mesmo de atropelamentos.

Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

Editado por Alexandre de Melo

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade