Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Brasil tem pouca mobilidade social e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Por Karolina Monte
14 out 2022, 11h32

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1 – Estudo revela que filhos de famílias pobres têm pouca chance de mobilidade social

Um estudo inédito realizado pelo Gappe (Grupo de Avaliação de Políticas Públicas e Econômicas) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) revelou que filhos oriundos de famílias pobres têm pouca chance de mobilidade social, ou seja, de alcançarem posições socioeconômicas mais altas.

Segundo a pesquisa, metade dos filhos cujos pais estão entre os 20% mais pobres da sociedade continua na mesma faixa socioeconômica. O mesmo raciocínio se aplica ao topo da pirâmide: metade dos filhos dos 20% mais ricos permanecem na mesma classe social. Mesmo entre os filhos dos mais pobres que conseguem ascender, apenas 2,5% deles atinge o topo das classes.

O economista Breno Sampaio, um dos autores do estudo, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que “uma parte do Brasil sustenta o discurso de que se você se esforçar na vida, você se dá bem” e que o estudo “coloca uma interrogação nisso”. As causas para esta baixa mobilidade social entre os mais pobres se encontra nas desigualdades regionais, sociais e de renda no Brasil.

Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE confira como as desigualdades sociais surgem e por que se perpetuam.

Continua após a publicidade

2 – USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico

Um ranking divulgado na última terça-feira (11) pela Times Higher Education revelou que a USP (Universidade de São Paulo) é a melhor universidade latino-americana, aparecendo entre as posições 201-250 na lista das melhores instituições do mundo. O Brasil é o país com maior número de universidades bem colocadas. No total, são 62 instituições que aparecem no rankeamento, ficando à frente de países como Chile, com 23 instituições, e México, com 22.

Confira neste texto quais foram os melhores indicadores da USP e outras universidades brasileiras que aparecem na lista.

3 – Professora faz gesto nazista em sala de aula

Nesta semana, circularam nas redes sociais as imagens de uma professora do colégio Sagrada Família, instituição religiosa e particular, fazendo um gesto associado a uma saudação nazista em sala de aula. O momento foi gravado por alunos que assistiam à aula na cidade de Ponta Grossa, interior do Paraná.

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) e a Feip (Federação Israelita do Paraná) lamentaram em nota o ocorrido e pediram que a professora fosse penalizada. A escola se manifestou afirmando que a demitiria.

Neste episódio da série “Ideias Que Colam”, do GUIA DO ESTUDANTE em parceria com o Instituto CPFL, explicamos o que significa o termo “banalidade do mal”, cunhado pela filósofa Hannah Arendt a respeito do nazismo.

Continua após a publicidade

4 – A um mês do Enem, separamos dicas para os estudantes

Está chegando a hora! Falta exatamente um mês para o Enem e para ajudar os candidatos na reta final separamos 31 dicas importantes que ainda podem ser colocadas em prática.

As dicas abordam tudo que envolve a prova: têm técnicas de estudo e revisão, dicas para se dar bem na redação, e até conteúdos para manter a saúde mental blindada e em dia para o grande dia. Acesse o texto e confira todas as dicas!

5 – No dia do professor, conheça escritores que também foram educadores

Neste sábado (15) é celebrada a mais importante das profissões para o universo do vestibulando: a do professor. Para comemorar a data, separamos alguns escritores que, além de se dedicarem ao mundo da escrita, também deixaram sua contribuição para a educação.

Você sabia que Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira, também foi professora e gerou burburinho na época com seus ideais de educação? Acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE e saiba mais sobre a trajetória dela e de outros escritores na educação.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
Brasil tem pouca mobilidade social e outras atualidades da semana
Atualidades
Brasil tem pouca mobilidade social e outras atualidades da semana
O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.