Assine com até 65% de desconto

Enem: veja medidas para grupo de risco e confirmados de covid no dia

Candidatos podem solicitar atendimento especial. Saiba mais!

Por Juliana Morales 18 nov 2020, 18h29

Fazer um vestibular em meio à pandemia traz uma série de incertezas e dúvidas. Nesta semana, aqui no GUIA, já falamos quais são as recomendações sobre o uso da máscara durante as provas e como fica a vistoria e a alimentação. Hoje esclareceremos outros dois pontos bem importantes: o atendimento especial para os grupos de risco e o que acontece se o candidato estiver com a covid-19 no dia do Enem.

Em primeiro lugar, a covid-19 já entrou na lista das doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem, no edital publicado neste ano. Além dela, tem a Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola, Varicela.

O participante que estiver com uma dessas doenças infectocontagiosas, inclusive o coronavírus, deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do Exame.

Nesses casos, é preciso inserir um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento. Nele, segundo o edital, deve conter as seguintes informações:

a) nome completo do participante;

b) diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

Continua após a publicidade

c) assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Grupo de risco no Enem

Em entrevista ao G1, Camilo Mussa, presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ressaltou que haverá o cuidado geral em reduzir o número de alunos por sala. Mas estudantes com maior risco de desenvolver a forma grave da covid-19 (quem tem doença crônica e obesos, por exemplo) podem solicitar o direito de ficar em salas com número ainda mais reduzido de candidatos. 

Os candidatos idosos, que também são do grupo de risco, não precisarão fazer essa solicitação, já que a data de nascimento já é informada na inscrição. Quem tiver mais de 60 anos, já ficará em salas separadas.

Estudantes do grupo de risco que precisam desse atendimento especial  podem ligar para a central de atendimento (0800 616161) até  10 dias antes do exame.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

Continua após a publicidade
Publicidade