Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Entenda o que é o Ramadan

O mês sagrado para os muçulmanos foi homenageado pelo Instagram

Por Julia Di Spagna 13 abr 2021, 14h32

Quem abriu o Instagram hoje (13) se deparou com um destaque diferente nos stories e um novo pacote de stickers/figurinhas sobre o Ramadan. A ideia da plataforma foi homenagear a chegada desse período. 

Novas figurinhas do Ramadan no Instagram
Novas figurinhas do Ramadan no Instagram Instagram/Reprodução

Mas você sabe o que é o Ramadan?

Conhecido também por Ramadã ou Ramadão, o período é um mês sagrado para os muçulmanos. Eles fazem jejum diariamente entre o nascer e o pôr do sol. Segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé teria recebido revelações divinas nesse período, no século 7.

“Existe um trecho do Alcorão em que o profeta Mohammed fica durante o mês sem comer. Porém, o que a gente mais ressalta é o fato da igualdade“, diz Rodrigo Rodrigues, sheik da Mesquita do Pari, em entrevista à Superinteressante. Isso porque, durante todo o mês, todos enfrentam a mesma dificuldade, independentemente da classe social.

  • O marco que dá início ao Ramadan é o aparecimento da lua nova, por isso a data varia de ano para ano. Além de não comer, os muçulmanos não devem ingerir líquidos nem ter relações sexuais. As tradições sociais diferem um pouco de acordo com a região, mas países de maioria muçulmana manifestaram preocupação com as possíveis aglomerações típicas do período em decorrência da pandemia de coronavírus. 

    A ideia da iniciativa foi homenagear o período. Infelizmente, muitas marcas e perfis pessoais estão usando a marcação para promover produtos e fotos. 

    Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade