O fim da pandemia no horizonte e outras atualidades da semana
O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana
Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!
1 – Número de mortes por covid-19 no mundo é o menor desde o começo da pandemia
Na última quarta-feira (14) a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o número de mortes causadas pela covid-19 no mundo nas duas primeiras semanas de setembro foi o menor desde início da pandemia. A declaração foi dada por Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em uma coletiva de imprensa.
Dados como esse, segundo o dirigente da OMS, permitem vislumbrar o fim da pandemia em breve.
Quem acompanhou o noticiário, sabe que o caminho para chegar até o controle da pandemia não foi fácil, especialmente para os profissionais da linha de frente e para os pesquisadores que se debruçaram nas buscas pela vacina. Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE, conheça os desafios enfrentados pela ciência brasileira durante a pandemia.
2 – Deputado ofende jornalista Vera Magalhães durante debate em São Paulo
O deputado estadual Douglas Garcia, do partido Republicanos, hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do programa Roda Viva na TV Cultura. O ataque aconteceu na terça-feira (13) durante debate com os candidatos para o governo do estado de São Paulo.
O deputado, que assistia ao debate como convidado, referiu-se à jornalista como “uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, frase já proferida anteriormente pelo presidente Jair Bolsonaro.
Vera teve que sair escoltada por seguranças que estavam em trabalho para o debate. A jornalista informou que prestou boletim de ocorrência contra Douglas Garcia por ameaça.
A intimidação sofrida por Vera Magalhães não é uma exceção entre jornalistas nos últimos anos. Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE te explicamos a atual situação do Brasil quando o assunto é liberdade de imprensa.
3 – No Brasil, seis em cada dez famílias passam por insegurança alimentar
Um estudo realizado pela PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar) indicou que seis em cada dez famílias brasileiras passam por algum tipo de insegurança alimentar. São pessoas que sentem dificuldades para comprar alimentos e reduziram a quantidade de itens que compram no mercado.
No total, o número de brasileiros afetados pela insegurança alimentar chega a 152,2 milhões, mais da metade da população do país.
Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE te explicamos as origens da fome no Brasil e por que ela voltou a crescer.
4 – Guerra na Ucrânia segue para nova fase com reconquista de territórios pelo país
Na última terça-feira (13) a Ucrânia anunciou a retomada de territórios estratégicos na região de Kharkiv, segunda maior cidade do país, pelo exército do ucraniano. A reconquista foi realizada com a ajuda de exércitos de países ocidentais, e inicia uma nova fase da Guerra na Ucrânia, que já recuperou mais de seis mil quilômetros de territórios, segundo a capital Khiev. A vitória na região de Kharkiv colocou, pela primeira vez em sete meses de guerra, as tropas russas em posição de defesa, que antes estavam apenas em ataque.
Conheça os precedentes que motivaram a Guerra na Ucrânia acessando este texto do GUIA DO ESTUDANTE.
5 – Brasileiros apoiam pautas progressistas, com exceção do direito ao aborto
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) mostrou que a população brasileira apoia pautas tidas como progressistas. Segundo o levantamento, 67,8% apoiam as cotas raciais nas universidades, 83,4% reconhecem que há racismo no país e uma minoria de 18,2% apoia o armamento da população.
A única pauta conservadora abordada pela pesquisa que segue angariando apoio popular é a proibição do aborto. Dos entrevistados, 41,8% acreditam que o aborto deveria ser totalmente proibido – contrariando até mesmo a legislação brasileira, que hoje permite o procedimento em alguns casos.
Acesse aqui um texto do GUIA DO ESTUDANTE que explica o que diz a lei e quais são os debates em torno do tema.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.