Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que é um açude e qual a importância da sangria

A sangria do açude Gargalheiras, depois de 13 anos, mobilizou a população do Rio Grande do Norte - e não é para menos

Por Ludimila Ferreira
9 abr 2024, 19h00

Desde o último dia 3, o açude Gargalheiras, que serviu de cenário para o filme “Bacurau” (2019) na cidade de Acari (RN), está sangrando. Explicamos melhor. O fenômeno conhecido como “sangria” nada mais é do que o transbordamento de um açude, e tomou os noticiários pela reação extasiada dos moradores do local. O fenômeno pode até ser desconhecido para quem está fora de regiões atingidas pelas secas, mas açudes são construções que datam da mesopotâmia.

Aqui no Brasil, foi Dom Pedro II quem influenciou a construção do primeiro reservatório, no Ceará, após se sensibilizar com a seca na região. Atualmente, o país conta com cerca de 70 mil açudes, a maioria na região Nordeste.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te conta a importância deste tipo de construção para a humanidade e porque o Rio Grande do Norte e o Ceará estão em festa neste mês de abril.

+ Entenda como as ações humanas interferem na crise hídrica

O que é um açude

O açude é um reservatório utilizado para guardar água da chuva ou proveniente de algum rio. É uma construção mais comum em regiões de seca, e a água é utilizada durante os períodos de estiagem. Outras finalidades do reservatório são o abastecimento de áreas agrícolas, residenciais e industriais, produção de energia elétrica, defesa contra cheia de rios, regularização de um caudal, entre outras. 

O reservatório de Gargalheiras, por exemplo, consegue abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de quatro anos, já que ele possui 44 milhões de metros cúbicos de água armazenados. Isso explica a comemoração dos moradores da cidade após os períodos de seca que acometeram o reservatório entre 2017 e 2019.

Continua após a publicidade

Para que um açude seja construído é feito um estudo hidrológico e uma análise dos impactos ambientais que ele pode causar. O planejamento é importante para evitar desastres.

Os açudes são um recurso antigo usado pela sociedade, mas não existe uma data precisa para sua criação. O primeiro açude que se tem registro no Brasil é o Cedro, localizado em Quixadá, no Ceará. Foi uma construção incentivada por Dom Pedro II, para atenuar a seca da região e sua construção foi concluída em 1906. Seu tamanho equivale a 50 mil piscinas olímpicas.

No mundo, o primeiro açude que se tem registro é a Caldeia, no rio Tigre.

+ Cinco livros para se aprofundar no assunto meio ambiente

O que é a sangria de um açude

A sangria acontece quando o açude extrapola seu nível máximo. O tamanho da bacia hidrográfica do reservatório influencia a sangria, como explica o coordenador de regularização do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Nelson Césio Santos, em entrevista para o G1. A bacia do Gargalheiras é mais circular e concentrada, além de ser extensa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quando chove, “a chuva ocorre em toda a sua área e provoca um maior escoamento”, conclui o coordenador. Depois da sangria, a água corre para o próximo reservatório. No caso do Gargalheiras, a água vai para o açude Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó. Ou seja, quando há seca, todos os açudes são afetados de uma vez, e quando ocorre a sangria também.

Essa foi a primeira sangria do açude Gargalheiras em treze anos.

+ 7 carreiras para quem gosta de Geografia

Publicidade
O que é um açude e qual a importância da sangria
Atualidades
O que é um açude e qual a importância da sangria
A sangria do açude Gargalheiras, depois de 13 anos, mobilizou a população do Rio Grande do Norte - e não é para menos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.