Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Geminídeas: o que é uma chuva de meteoros e como assistir

Saiba ainda a diferença entre meteoros, meteoritos, asteroides e cometas!

Por Ludimila Ferreira
13 dez 2023, 10h29

A chuva de meteoros é um evento que acontece o ano todo, porém é mais visível sob algumas circunstâncias. Os meteoros cruzam o céu deixando um feixe de luz para trás e são chamados popularmente de estrelas cadentes – que infelizmente, segundo a ciência, não são capazes de realizar desejos tal qual diz a sabedoria popular. Ainda assim, ver essas rochas espaciais cruzando o céu pode ser uma experiência e tanto! Entenda neste texto o que é uma chuva de meteoros e como assistir a Geminídeas, visível nesta quarta-feira (13).

+ Quer ser astrônomo? Seja bom em matemática, física e… videogame

O que é uma chuva de meteoros?

Um meteoro é uma pedra espacial que adentra a atmosfera terrestre e cai em direção à Terra. Quando nosso planeta encontra muitos meteoros de uma vez acontece a chuva de meteoros. O fenômeno acontece durante o ano todo e leva o nome das constelações pelas quais passam perto.

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, divulga várias curiosidades sobre o espaço e sobre meteoros. Segundo a agência, a Terra é atingida todos os dias por poeira espacial e outros corpos menores que um grão de areia. Além disso, meteoroides caem na Terra todos os dias!

Achou surpreendente? Tem mais: cerca de uma vez por ano, um meteoro do tamanho de carro entra na atmosfera criando uma “bola de fogo” que vaporiza antes de chegar à superfície. A cada dois mil anos, um meteoro do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos.

Continua após a publicidade

A chuva de meteoros Geminídeas

Todo ano, em dezembro, acontece a chuva de meteoros Geminídeas. Essa é uma das poucas chuvas de meteoros que não se origina de um cometa e sim de um asteroide, o 3200 Phaeton. Segundo a NASA, poderão ser vistos até 150 meteoros por hora na Geminídeas. A chuva tem esse nome por passar próxima da constelação de Gêmeos. O melhor horário para assistir será entre as 4h e 5h da manhã do dia 14 (quinta-feira). 

+ “Não Olhe Para Cima”: saiba como usar o filme no vestibular

Como assistir a chuva de meteoros 

O local ideal para assistir a uma chuva de meteoros é aberto, afastado de grandes centros urbanos e de luzes artificiais. Se deite no chão com os pés apontados para o sul e olhe para o céu. Após 30 minutos seus olhos irão se adaptar à escuridão e você será capaz de enxergar a chuva de meteoros. A chuva será visível principalmente nas regiões Norte e Nordeste, mas o site de meteorologia Clima Tempo também indicou os melhores horários para visualização em outras regiões e estados. Não custa tentar a sorte!

Essa chuva de meteoros será mais visível devido a fase da lua e a localização da constelação de Gêmeos no céu durante o pico. A fase da lua é importante porque, se a lua estivesse cheia, a claridade seria maior, impossibilitando a visualização das “estrelas cadentes”. Nos dias 13 e 14 de dezembro a lua estará nova, então não deve atrapalhar.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Meteoros, meteoritos, asteroides e cometas: qual a diferença entre eles?

Um meteoro é a cauda do cometa. A “trilha brilhante” deixada pela rocha espacial que entra em combustão e vaporiza depois de entrar na atmosfera da Terra. Os objetos em si são meteoroides, ou seja, pedaços de rocha ou gelo que se separaram de um asteroide ou cometa. Eles levam o nome de meteoritos depois de atingir o solo. 

Os asteroides são grandes pedaços de rocha que flutuam no espaço e orbitam ao redor do sol. Os cometas também orbitam o sol, porém são feitos de gelo e poeira. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Geminídeas: o que é uma chuva de meteoros e como assistir
Atualidades
Geminídeas: o que é uma chuva de meteoros e como assistir
Saiba ainda a diferença entre meteoros, meteoritos, asteroides e cometas!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.