Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O segundo turno no Brasil e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Por Juliana Morales
28 out 2022, 10h25

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades podem aparecer tanto como pano de fundo nas questões quanto ser o repertório perfeito na hora de criar um bom argumento para a sua redação. E lembrando que acompanhar as notícias é importante para os estudos, mas também para o próprio exercício da cidadania.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança toda sexta-feira um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1 – Há 100 anos, nascia o grande pensador brasileiro Darcy Ribeiro

Nesta semana, foi comemorado o centenário de Darcy Ribeiro, importante antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político brasileiro. No início da carreira, atuou ativamente na causa indígena, escrevendo livros reconhecidos sobre o tema e contribuindo para a criação do Parque Indígena do Xingu e do Museu Nacional do Índio.

Por um período, dedicou-se à carreira de professor universitário, mas encontrou sua grande missão de vida na política. Foi ministro da Educação e ministro-chefe da Casa Civil no governo do então presidente João Goulart, quando criou a UnB (Universidade de Brasília).

Continua após a publicidade

Neste outro texto do GUIA DO ESTUDANTE, você mergulha mais na história fascinante de Darcy Ribeiro e as suas contribuições na área da educação, antropologia e literatura.

2 – Brasil tem maior índice de hospitalização de bebês por desnutrição em 14 anos

Em 2021, foram registradas 113 internações por desnutrição a cada 100 mil nascimentos no Brasil, pior patamar dos últimos 14 anos. O dado é parte da pesquisa realizada pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e à Unifase.

Outros levantamentos semelhantes a esse acendem o alerta sobre a volta do fantasma da fome: duas décadas de avanços na questão da segurança alimentar foram perdidas e o país retrocedeu ao quadro vivido nos anos 1990. Para se ter uma ideia, em 1993, eram 32 milhões de pessoas nessa situação, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ainda que a população brasileira fosse 27% menor que a de hoje.

Continua após a publicidade

Atualmente, a fome atinge mais de 33 milhões de brasileiros – 14 milhões a mais do número registrado em 2020.

Acesse esta outra reportagem para entender as origens da fome no Brasil e por que ela voltou a crescer

3 – Em menos de dois meses, Reino Unido anuncia o terceiro primeiro-ministro

Na segunda-feira (24), o líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, foi nomeado o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele é o terceiro premiê britânico em menos de dois meses.

Continua após a publicidade

Rishi Sunak substituirá a também conservadora Liz Truss, que anunciou sua renúncia após seis semanas no cargo. A sucessora de Boris Johnson teve o mandato mais curto de um primeiro-ministro na história do país, que atravessa uma crise econômica.

Aos 42 anos, Sunak será o premiê mais jovem a assumir o cargo em mais de 200 anos, além de se tornar a primeira pessoa não branca a liderar o Reino Unido.

Entenda como funciona o parlamentarismo e por que os britânicos estão enfrentando essa indefinição política

Continua após a publicidade

4 – Nas vésperas do segundo turno, o que levar em conta na hora de escolher seu presidente

Aqui no Brasil, a população também está prestes a conhecer quem ocupará o cargo mais alto da República nos próximos quatro anos. O candidato eleito no próximo domingo (30) precisará trabalhar em conjunto com outros membros do Executivo, como governadores, e representantes do Legislativo, como os senadores, para fazer cumprir as promessas feitas em campanha.

Essa negociação deve ser ainda mais importante para quem vai assumir a faixa presidencial em 2023, diante do cenário de forte polarização política.

Entender o presidencialismo de coalizão e as funções do cargo é importante na hora de avaliar qual candidato merece o seu voto. Para saber mais sobre o assunto, confira a reportagem do GUIA DO ESTUDANTE.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

5 – Como não perder o sono – literalmente – na temporada de vestibulares

A chegada dos vestibulares está te fazendo perder o sono? É normal se sentir mais ansioso nessa reta final ou até achar que é uma boa ideia virar a noite estudando. Mas estudos mostram o contrário: dormir bem ajuda na memorização, concentração e criatividade para resolver problemas difíceis. De quebra, ajuda na regulação emocional no dia seguinte.

Na coluna da semana, a especialista em técnicas de estudo e colunista do GUIA DO ESTUDANTE, Susane Ribeiro, lista dez dicas para dormir melhor e memorizar o que estuda.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o CursoPASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O segundo turno no Brasil e outras atualidades da semana
Atualidades
O segundo turno no Brasil e outras atualidades da semana
O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.