logo-ge

Para ajudar a Notre-Dame, estúdio libera download de “Assassin’s Creed”

A reprodução da catedral em "Assassin's Creed Unity" é tida como uma das mais precisas já feitas

A Ubisoft, empresa desenvolvedora da série de jogos Assassin’s Creed, anunciou hoje (17) que fará uma doação de 500 mil euros para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, parcialmente destruída pelas chamas na última segunda-feira (15). Além disso, Assassin’s Creed Unity, edição do jogo que conta com uma reprodução em detalhes da catedral, está disponível para download gratuito até as 4h do dia 25 de abril.

Em nota, a empresa ressaltou a importância histórica e cultural dos jogos. “Videogames nos permitem explorar lugares de maneiras que nunca imaginaríamos. Esperamos que, com este pequeno gesto, possamos dar a todos uma oportunidade de apreciar nossa visão virtual dessa arquitetura monumental”.

Para representar a catedral no jogo, o historiador da arte Andrew Tallon utilizou um método que combinava fotos e um scanner 3D, que captou imagens de mais de 50 pontos dentro e fora da construção. Antes disso, a artista da Ubisoft Caroline Miousse também passou cerca de dois anos estudando a arquitetura do lugar. O resultado foi uma das mais precisas representações da catedral já feitas. Tanto que, de acordo com o site GPS Store, as imagens do jogo poderiam até ser usadas para ajudar a reconstruir Notre-Dame.

Além de proporcionar ao jogador a experiência de conhecer grandes monumentos históricos, como a própria catedral, Assassin’s Creed ainda oferece um amplo repertório histórico, mesmo que com uma série de intervenções anacrônicas nas tramas. Na versão liberada, por exemplo, o jogador pode conhecer Notre-Dame cercada por manifestantes em plena Revolução Francesa, época em que a catedral chegou a ser vandalizada e ameaçada.